Filmes

Lista

Klaus, O Irlandês, Parasita e mais: esnobados e surpresas do Oscar 2020

Noite teve surpresas em algumas categorias e até em apresentações

Camila Sousa
15.02.2020
11h00
Atualizada em
15.02.2020
10h57
Atualizada em 15.02.2020 às 10h57

[Lista publicada originalmente em 10/02/2020] 

O Oscar 2020 aconteceu ontem (9) e teve algumas surpresas e esnobados. Na primeira categoria, Toy Story 4 levou como Melhor Animação, fazendo Klaus, o favorito da noite, ser esnobado. O prêmio de efeitos visuais para 1917 também foi uma surpresa, já que O Rei Leão estava cotado para a categoria.

Mas nem todas as surpresas foram nas categorias. O rapper Eminem se apresentou no palco com a música “Lose Yourself”, que venceu o prêmio da Academia em 2003. 

Entre outros esnobados estão Sam Mendes na direção de 1917 e O Irlandês, filme da Netflix que terminou a noite sem nenhuma vitória. Confira abaixo a lista de esnobados e surpresas:

A 92ª edição do Oscar aconteceu neste domingo (9) em Los Angeles e Parasita foi o grande vencedor com quatro prêmios, incluindo o de Melhor Filme - veja a lista completa de vencedores.A cobertura completa você confere no Omelete: no site, nas redes sociais (TwitterInstagram e Facebook) e no Youtube.

Esnobado - Klaus

Imagem de Klaus
Klaus/Divulgação

A animação da Netflix era uma das favoritas por apresentar uma história fofa e tocante, junto com uma técnica de animação primorosa. Infelizmente, este ano a Academia premiou a Pixar mais uma vez.

Esnobado - Adoráveis Mulheres em Roteiro Adaptado

Imagem de Adoráveis Mulheres
Adoráveis Mulheres/Divulgação

Trazer algo novo para uma história clássica é um grande desafio, por isso Greta Gerwig era uma das favoritas da categoria de Melhor Roteiro Adaptado por Adoráveis Mulheres. O prêmio ficou com Taika Waititi, de JoJo Rabbit e também foi merecido.

Esnobado - Sam Mendes pela direção de 1917

Imagem de 1917
1917/Divulgação

Além da parte técnica, o filme sobre a Primeira Guerra se destacou também pela sua direção. Mas ele tinha ninguém menos do que Bong Joon Ho, de Parasita, pela frente, que ficou com a estatueta.

Esnobado - O Irlandês

Imagem de O Irlandês
O Irlandês/Divulgação

Um dos destaques entre os indicados era O Irlandês, filme de Martin Scorsese na Netflix, terminou a noite sem nenhum prêmio. A produção era cotada especialmente para categorias como Melhor Ator Coadjuvante, para Joe Pesci, e Melhores Efeitos Visuais, pelo rejuvenescimento de parte do elenco.

Bônus esnobado - Democracia em Vertigem

Imagem de Democracia em Vertigem
Democracia em Vertigem/Divulgação

Ainda que não fosse um dos favoritos para a categoria de Melhor Documentário, era esperado que o Brasil conquistasse o prêmio, que ficou com Indústria Americana (American Factory).

Surpresa - Toy Story 4

Imagem de Toy Story 4
Toy Story 4/Divulgação

Ainda que seja uma sequência fofa, Toy Story 4 não era cotado para o prêmio. Muitos apostaram em Klaus, filme natalino da Netflix. No entanto, a Academia preferiu premiar a trama sobre o futuro de Woody após Andy.

Surpresa - 1917 em Efeitos Visuais

Imagem de 1917
1917/Divulgação

O filme de Sam Mendes realmente se destacou nas categorias técnicas, mas a de efeitos visuais era favorita para O Rei Leão, da Disney. No entanto, a recriação de momentos da Primeira Guerra chamou mais a atenção da Academia.

Surpresa - Performance de Eminem

Eminem no Oscar 2020
AFP

Além dos prêmios, outro momento surpreendente da cerimônia, foi a performance de Eminem de “Lose Yourself”. A canção venceu o Oscar em 2003, época em que o rapper não compareceu à cerimônia. Como ele mesmo afirmou, o prêmio deu uma segunda chanc

Surpresa - Parasita como Melhor Filme

Premiação do Oscar
AFP

Não há dúvidas sobre a qualidade do filme sul-coreano, mas restava a dúvida se a Academia o premiaria também na categoria principal da noite e não somente em Filme Internacional. Para a surpresa (e alegria) dos fãs, ao todo foram quatro prêmios: Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção e Melhor Filme.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.