Filmes

Lista

Oscar 2018 | Os melhores momentos da cerimônia

Premiação teve discursos de inclusão e igualdade

Julia Sabbaga
05.03.2018
03h01
Atualizada em
29.06.2018
02h43
Atualizada em 29.06.2018 às 02h43

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou os grandes vencedores do Oscar 2018 em uma cerimônia com a apresentação de Jimmy Kimmel, marcada por alguns protestos e discursos que defenderam a inclusão e representatividade.

Veja abaixo uma lista dos melhores momentos da cerimônia:

Discurso inicial de Jimmy Kimmel

YouTube-Reprodução

Em seu discurso de apresentação, Jimmy Kimmel foi discreto mas soltou boas cutucadas e referências ao presidente Trump, protestos do Time's Up e ainda reconheceu o sucesso de filmes de super-herói como Pantera Negra e Mulher Maravilha. Sobre as diversas denúncias de abuso de homens de Hollywood, Kimmel descreveu a estátua do Oscar como o homem perfeito: "Deixa suas mãos visíveis e nunca fala algo desrespeitoso".

Discurso de Lupita Nyong'o e Kumail Nanjiani

abcnews/reprodução

Lupita Nyong'o e Kumail Nanjiani fizeram um discurso em homenagem aos imigrantes dos Estados Unidos: "Como todos os presentes e todos assistindo em casa, somos sonhadores. Nós crescemos sonhando em ser atores e um dia trabalhar em filmes. Sonhos são a base de Hollywood. E os sonhos são a base dos Estados Unidos". 

 

Vitória de Alison Janney

YouTube-Reprodução

Ao subir ao palco para agradecer a vitória na categoria de melhor atriz coadjvuante por Eu, TonyaAllison Janney começou o discurso do melhor jeito: "eu fiz tudo sozinha!"

Star Wars tem seu momento

abcnews/reprodução

Mark HamillKelly Marie TranOscar Isaac, e o BB-8 tiveram seu momento no palco do Oscar, cheio de piadinhas para deixar os fãs da franquia felizes. O melhor momento foi quando Hamill abria o envelope para anunciar o vencedor em melhor curta de animação, dizendo "não falar 'La La Land', não falar 'La La Land'"

Kobe Bryant ganha um Oscar

abcnews/reprodução

Em um momento inesperado para muitos, Kobe Bryant subiu ao palco para aceitar o Oscar por melhor curta de animação, por Dear Basketball, curta adaptado da carta que o jogador escreveu quando anunciou sua aposentadoria em 2015. Uma das melhores partes da cerimônia é ver o animador Glen Keane ao seu lado, tendo que olhar para cima enquanto Bryant agradece a honra. 

Discurso de Viva - A Vida é uma Festa

YouTube-Reprodução

Quando ganhou por melhor filme de animação, o diretor de Viva - A Vida é uma Festa Lee Unkrich fez um belo discurso de representatividade: "Com o filme, nós tentamos avançar para um mundo onde crianças podem crescer vendo personagens que se parecem com eles nos filmes, que são e falam como eles. Pessoas marginalizadas merecem sentir que pertencem. Representação importa". 

Discurso para deficientes auditivos

abcnews/reprodução

Rachel Shenton, vencedora por melhor curta junto com Chris Overton por The Silent Child, um filme sobre uma garota de 4 anos deficiente auditiva, fez seu discurso usando libras. Ela explicou: "Eu prometi para nossa protagonista de 6 anos que eu falaria em linguagem de sinais". 

O momento Time's Up

abcnews/reprodução

Quando Ashley Judd, Annabella Sciorra e Salma Hayek, três mulheres que acusaram Harvey Weinstein de abuso, subiram ao palco do Oscar para um momento dedicado ao Time's Up, a cerimônia exibiu um pequeno vídeo de depoimentos falando sobre a importância de filmes que retratam e são feitos não apenas por mulheres, mas por todas as minorias. O emocionante momento, que também reconheceu a importância de Mulher-Maravilha e Pantera Negra, foi um dos mais fortes da cerimônia - veja aqui. 

Roger Deakins venceu em melhor fotografia

youtube-reprodução

Após 14 indicações no currículo, o diretor de fotografia de Blade Runner 2049, Roger Deakins, finalmente levou a estatueta em melhor fotografia. Aos 68 anos, Deakins disse ao subir ao palco: "Eu realmente amo meu trabalho. Eu estou fazendo isso há muito tempo, como vocês podem ver". 

A vitória de Jordan Peele

abcnews/reprodução

A única vitória de Corra! no Oscar 2018 foi na categoria de melhor roteiro, um dos maiores prêmios da noite. O marco foi especialmente grande por fazer de Jordan Peele, que também dirigiu o filme, o primeiro negro na história a ganhar um Oscar por melhor roteiro original - leia mais.

Finalmente Gary Oldman

youtube-reprodução

Gary Oldman pode só ter sido indicado ao Oscar duas vezes na sua carreira, mas era um favorito de muitos não só neste ano. Considerado um dos grandes injustiçados na Academia depois de diversos papeis ilustres, Oldman agradou muitos ao subir ao palco e agradecer pela vitória como melhor ator por O Destino de Uma Nação.

Discurso de Frances McDormand

abcnews/reprodução

Ao vencer o Oscar como melhor atriz por Três Anúncios Para um Crime, Frances McDormand fez, possivelmente, o melhor discurso da noite. Ela deixou a estatueta no chão e falou com o público: "Posso pedir para que todas as mulheres indicadas se levantem? Todas, olhem a sua volta. Todas nós temos histórias para contar e projetos que precisam ser financiados".

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.