Filmes

Artigo

Oscar 2018 | Conheça os indicados na categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo

Filme com Gary Oldman é destaque na categoria

Camila Sousa
26.02.2018
16h00
Atualizada em
03.08.2018
16h48
Atualizada em 03.08.2018 às 16h48

O Oscar 2018 está chegando e preparamos um especial explicando os indicados em cada categoria. Abaixo detalhamos os escolhidos em Maquiagem e Cabelo:

Divulgação


MELHOR MAQUIAGEM E CABELO

A categoria foi criada em 1981 depois de reclamações de que o trabalho de maquiagem de O Homem Elefante (1980) não seria reconhecido. Os indicados são escolhidos pelos maquiadores e cabeleireiros membros da Academia e o vencedor é definido por todos. Geralmente, apenas três filmes são nomeados para a honraria.

 

Extraordinário

Arjen Tuiten (Malévola) assina a maquiagem que mudou o visual de Jacob Tremblay para viver o jovem Auggie Pullman em Extraordinário. Na história, o garoto tem uma deformidade facial e enfrenta o desafio de ir à escola pela primeira vez. Além da parte técnica, um dos grandes desafios da maquiagem do longa foi a carga horária reduzida de Tremblay, exigida para atores mirins. A solução, segundo explica Tuiten, foi optar por duas peças principais ao invés de várias próteses no rosto. Com isso, o processo que demoraria 3 horas foi diminuído para 90 minutos. "Debaixo da peruca, Jacob usou uma espécie de touca feita de fibra de carbono, que continha um mecanismo para fazer com que suas pálpebras inferiores ficassem caídas. Ele também usou lentes de contato para aumentar suas íris, dentes e uma peruca longa e tingida a mão para simular a aparência das crianças diagnosticadas com a Síndrome de Treacher Collins, que geralmente tentam esconder suas orelhas”.

O Destino de uma Nação

O favorito da categoria é O Destino de uma Nação, principalmente pela maquiagem que transformou Gary Oldman em Winston Churchill. Em um vídeo divulgado recentemente, o profissional Kazuhiro Tsuji, indicado ao lado de David Malinowski e Lucy Sibbick, explica que o maior desafio foi que Oldman não é nada parecido com o Primeiro Ministro. “Era praticamente impossível fazê-lo ficar parecido com Winston Churchill”. Para chegar ao visual mostrado no filme foram feitos 13 testes de maquiagem e o ator ficou cerca de 200 horas na cadeira de maquiagem durante os 48 dias consecutivos de filmagem. Oldman também afirma que os primeiros testes o deixaram parecido com Churchill, mas com poucas características próprias. O ponto de equilíbrio foi recriar o visual, mas ainda deixando o suficiente para reconhecer o ator.

Victoria e Abdul - o Confidente da Rainha

Daniel Phillips (Florence: Quem é essa Mulher?) e Lou Sheppard (Animais Fantásticos e Onde Habitam) são os indicados por Victoria e Abdul - o Confidente da Rainha, longa estrelado por Judi Dench e Ali Fazal. Ao contar a história de amizade entre a rainha Victoria e o jovem Abdul, o longa recria os penteados da época entre 1837 e 1901, quando ela governou o Reino Unido. Como a Variety destaca, a maquiagem e o cabelo de Dench evidenciaram o peso de sua posição no começo do filme. As cores são frias e os traços da rainha evidenciam o luto. Com o desenvolvimento da história - e da amizade com Abdul - os traços e o cabelo da rainha adquirem um tom mais leve, mostrando como sua vida foi transformada com a relação. Já as barbas dos atores indianos foram criadas ou aprimoradas com uma técnica de camadas, que evita o registro de alguma falha pelas câmeras em 4K.

Oscar 2018 será apresentado novamente por Jimmy Kimmel, com cobertura completa do Omelete no site e nas redes sociais.