Filmes

Artigo

Oscar | Entendendo o Oscar - SOM

Saiba como funcionam as categorias de Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original

Érico Borgo
20.02.2012
22h03
Atualizada em
29.06.2018
02h43
Atualizada em 29.06.2018 às 02h43

Duas categorias do Oscar frequentemente causam confusão na maioria do público e, na falta de glamour, para quem assiste servem de desculpa para aquele momento de pedir uma pizza ou correr até o banheiro: Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. Quem se importa com o discurso de agradecimento de um engenheiro, afinal, quando há a Angelina Jolie pronta para subir no palco a seguir? Para apreciar o trabalho desses profissionais, cujas funções são complementares, é preciso antes entender o que eles fazem.

None
Deu a Louca no Mundo (1963), primeiro vencedor de Melhor Edição de Som
None
Matrix, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som em 2000
None
Dança com Lobos (1991), primento vencedor da categoria Melhor Mixagem de Som

Durante a produção, é trabalho da equipe de som gravar o áudio de tudo o que acontece no set durante as filmagens. Essa equipe, comandada por um supervisor de edição de som, normalmente chega ao set com seu próprio equipamento de captação, que inclui microfones convencionais, fones, rádios, booms (microfone direcional pendurado em uma haste longa), mesa de mixagem, cabos, lapelas (microfones de colarinho, com ou sem fio), etc. É trabalho desses profissionais, ao lado do diretor, escolher a melhor ferramenta para o serviço e realizar a captação (mono, stereo ou surround) de som ambiente para uso ou referência posterior, e, especialmente, dos diálogos dos atores. Editores de som também frequentemente empregam o trabalho de designers de som para a criação de ruídos que inexistem na vida real - ou simplesmente não são suficientemente dramáticos - para auxiliar na composição do áudio. O prêmio de Melhor Edição de Som é entregue a esses profissionais.

Com a cena devidamente registrada em áudio e vídeo, entra o trabalho, na pós-produção, do profissional premiado na categoria Mixagem de Som. Esse técnico reúne tudo o que foi gravado em locação e junta isso com outros sons (como explosões, tiros etc.), ora criados, ora captados ou usados de bibliotecas de sons, misturando a eles música, trilha sonora ou outros ruídos, e editar tudo isso junto - ajudando a contar a história de uma maneira equilibrada.

Uma das funções da claquete, que é batida antes de cada cena, é justamente a comunicação entre as equipes de edição e mixagem de som, para servir de marca para que a posterior fusão de voz e imagem aconteça de forma sincronizada (o "TAC" da batida é alinhado depois nas trilhas de áudio e vídeo, deixando a sincronia do que vem a seguir perfeita).

Paralelamente, um compositor é contratado para criar a trilha sonora, que pode ser incidental (seguindo os acontecimentos do filme) ou empregando músicas conhecidas. O Oscar só premia o primeiro caso, exigindo que a trilha sonora seja criada especificamente para o longa-metragem pelo compositor que a está submetendo aos votantes da Academia. Isso não significa, porém, que o filme não possa ter músicas não-originais: é exigido pelas regras que pelo menos cinco músicas tenham sido criadas para o filme em questão e que elas sejam resultado de uma interação criativa entre o cineasta e o compositor.

Outra categoria próxima, a de Melhor Canção Original, pede que a música criada especialmente para o filme tenha letra e seja apresentada de maneira clara durante o longa-metragem, mesmo que nos créditos (contanto que seja a primeira a ser tocada, no momento em que acaba o filme).

Por serem categorias técnicas, os prêmios de Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som, entregues para os supervisores de Edição e Mixagem, têm realizadas sessões especiais com trechos do filmes indicados. No entanto, o comparecimento dos integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nessas sessões não é obrigatório para que eles possam votar.

Entenda também os Oscars nas categorias de ARTE e DIREÇÃO

A cerimônia do Oscar 2015 será realizada em 22 de fevereiro, com apresentação de Neil Patrick Harrisconheça os filmes indicados e quem foi esnobado pela premiação este ano. No grupo aberto do Omelete no Viber nós já começamos a discutir as indicações e acompanharemos ao vivo a cerimônia. Entre lá para conferir. Confira também a nossa lista dos  maiores recordes do Oscar dos maiores esnobados do Oscar.