Filmes

Artigo

Oscar | Entendendo o Oscar - ARTE

Conheça como funcionam as categorias de Direção de Arte, Figurino e Maquiagem

Carina Toledo
22.02.2012
17h49
Atualizada em
29.06.2018
02h43
Atualizada em 29.06.2018 às 02h43

Quando o assunto é arte e design no Oscar, o excesso e o exagero tendem a prevalecer sobre a sutileza e o minimalismo. Filmes históricos, de fantasia ou ficção científica costumam dominar as categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem, pois são gêneros em que o trabalho dessas equipes fica mais evidente.

None
Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino, 2011
None
Melhor Maquiagem, 2010
None
Melhor Figurino, 2007
None
Melhor Direção de Arte, 2010

Na hierarquia do processo de filmagem, o diretor de arte está acima das equipes de figurino e maquiagem, cuidando de decisões criativas e práticas. Ao lado do designer de produção, ele cuida da concepção visual do filme como um todo, com decisões que vão da paleta de cores que dominará o longa até a escolha de locações e de objetos de cena, atuando como um gerente criativo. Logo, também faz parte da direção de arte trabalhar ao lado dos produtores, estabelecendo um cronograma para o departamento de arte e certificar-se de que tudo isso se manterá dentro do orçamento estipulado.

Atenção para os detalhes é determinante para ganhar nessa categoria, mas não basta escolher os objetos que estarão em cena - é preciso levar em consideração as escolhas de ângulo e enquadramento do diretor. Entre os indicados do Oscar 2011 a Melhor Direção de Arte, O Discurso do Rei, embora não tenha levado a estatueta, deixa claro essa preocupação de compor o design da cena a partir dos movimentos de câmera. Quando olhamos os premiados da categoria na última década - Avatar, O Curioso Caso de Benjamin Button, O Labirinto do Fauno, Memórias de uma Geisha, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, Moulin Rouge - vemos que o padrão se mantém. A questão é sempre decidir o que mostrar e como mostrar.

Entre as categorias técnicas, Melhor Figurino parece ser uma das mais autônomas, indicando títulos às vezes mal avaliados pela crítica, colocando a construção das roupas acima do próprio filme. Nenhum indicado a Melhor Filme vence esta categoria desde 2004, indicando certa independência dos votantes, mesmo que viciados em premiar filmes de época. A figurinista Sandy Powell, que já teve dez indicações em sua carreira, fez um discurso de agradecimento no Oscar 2010 (quando ganhou por A Jovem Rainha Vitória) que mais era um puxão de orelha na Academia, por sua resistência aos figurinos contemporâneos. Para uma compreensão mais ampla do que é excelência em figurino é preciso mesmo prestar atenção ao prêmio do Costume Designer's Guild, cuja variedade de indicados em 2012 vai de Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres a Glee, passando por Game of Thrones, Thor e Saturday Night Live.

A categoria de Melhor Maquiagem foi criada em 1981, depois que muitos reclamaram que O Homem Elefante, lançado em 1980, merecia reconhecimento no Oscar. Naquele ano, o filme de David Lynch não ganhou nenhum dos oito prêmios a que estava indicado, mas conseguiu fazer com que uma categoria totalmente dedicada aos profissionais de maquiagem fosse criada. Desde então, o mestre da maquiagem e prostéticos Rick Baker (Homens de Preto, Star Wars: Uma Nova Esperança, O Lobisomem) tem sido o recordista, com 11 indicações e sete vitórias.

Dando preferência a transformações radicais de fisionomia, transformações de idade e próteses, o prêmio de Melhor Maquiagem é um dos momentos de exceção no Oscar, em que grandes preferidos da cultura pop podem ser reconhecidos, como em 2010 com Star Trek, em 2006 com As Crônicas de Nárnia e em 1991 com O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final, só para citar alguns. No Oscar 2012, a indicação de outro sucesso de público, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, confirma essa tendência.

Melhor Maquiagem funciona com apenas três indicados e é uma das categorias que escolhe seus finalistas em duas etapas. Os votantes especializados na área fazem uma lista prévia e depois escolhem os três melhores a partir dela. Já para escolher o vencedor, todos os membros da Academia podem votar.

Entenda também os Oscars nas categorias de SOM e DIREÇÃO

A cerimônia do Oscar 2015  será realizada em 22 de fevereiro , com apresentação de  Neil Patrick Harris  conheça os filmes indicados  e  quem foi esnobado pela premiação este ano . No  grupo aberto do Omelete no Viber  nós já começamos a discutir as indicações e acompanharemos ao vivo a cerimônia. Entre lá para conferir. Confira também a nossa lista dos   maiores recordes do Oscar dos  maiores esnobados do Oscar .