Filmes

Lista

Os piores vencedores do Oscar da história

Esquadrão Suicida, Pearl Harbor e mais

A cozinha
01.02.2020
11h05
Atualizada em
01.02.2020
11h39
Atualizada em 01.02.2020 às 11h39

Todo ano, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premia as supostas maiores realizações do cinema, mas, como muita gente bem sabe, nem sempre os vencedores são tão merecedores assim. Por isso, nOmelista desta semana, listamos os 10 premiados mais estranhos da história do Oscar, desde Esquadrão Suicida até Pearl Harbor e Shakespeare Apaixonado. 

Confira no topo da página e fique ligado no site e nas redes sociais do Omelete para não perder nenhum detalhe da premiação mais importante do cinema, que acontece em 9 de fevereiro.

A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro, de 2007, foi lançado com a ideia de iniciar uma nova franquia, mas a tentativa falhou. A adaptação foi fraca, a história não conquistou a audiência, mas os efeitos chamaram tanta atenção que a Academia não apenas indicou o longa por Melhores Efeitos Visuais como também em Direção de Arte. Os votantes ficaram tão impressionados com um urso polar falante com armadura que o filme levou o prêmio de Efeitos. 

Um Sonho Possível

Um Sonho Possível não é realmente um filme ruim, pois é o tipo de filme legal pra te fazer chorar, te manipular e sentir o coração tocado. Mas precisava ser indicado pra melhor filme? Não. Mas lá ele estava, junto com o vencedor Guerra ao Terror e o maravilhoso Up: Altas Aventuras. A Sandra Bullock venceu o único prêmio do filme e, por coincidência, também levou o Framboesa de Ouro de pior atriz do mesmo ano.

O Lobisomem

Em 2010 tentaram fazer um novo Lobisomem. Reuniram Anthony Hopkins, Emily Blunt e Benício del Toro e prepararam o terreno pra reviver o clássico para uma nova geração. O resultado é das duas uma: ou você acabou de descobrir que esse filme existe ou você sabia que ele existia e havia deletado completamente o longa da sua mente.

Mesmo esquecido por todos, o longa tem um prêmio da Academia, por Melhor Maquiagem.

Um Hóspede do Barulho

Se você tem mais de 25 anos, você já assistiu Um Hóspede do Barulho durante a Sessão da Tarde. É um filme daqueles bem água com açúcar onde uma família encontra um pé-grande, leva ele pra casa e decide tratar ele como o novo bichinho da casa. Ele pode ser quadradinho, mas isso não impede que ele tenha um Oscar de Melhor Maquiagem.

A Dama de Ferro

Todo prêmio do mundo não é o suficiente para Meryl Streep. A mulher conta com 21 estatuetas e é uma das principais referências do cinema dos EUA. E enquanto a maioria de suas atuações são muito merecidamente premiadas, não se pode deixar de notar que A Dama de Ferro, longa de 2011, não é nada demais. 

Les Misérables

Les Misérables foi um daqueles casos de uma grande expectativa, alguns destaques (quem poderia esquecer da cena da Anne Hathaway?) mas... de modo geral, o longa agradou poucos. Ver Os Miseráveis já é complicado pois é uma história densa, pesada e complicada, e ver um filme cantado, repleto de CGI, é difícil demais. Mas, mesmo assim, o longa saiu vencedor de Melhor Atriz, Melhor Maquiagem e Cabelo e Mixagem de Som.  

Shakespeare Apaixonado

Temos que falar sobre Shakespeare Apaixonado. Indicado a 13 prêmios e vencedor de seis estatuetas, incluindo Melhor Filme em cima do Resgate do Soldado Ryan, Melhor Roteiro Original em cima do Show de Truman e Melhor atriz em cima de Fernanda Montenegro

Crash

Crash foi um daqueles lançamentos que ninguém se importou quando chegou ao cinemas, e daí chegou a hora de ver o Oscar e ele saiu com não só uma, não só duas, mas três estatuetas. Em 2015, o THR pediu para que membros da academia votassem de novo em decisões controversas, como foi o caso de Crash. Na nova votação, a justiça aconteceu e O Segredo de Brockback Mountain venceu com tranquilidade. 

Pearl Harbor

A academia não pode ver um filme de guerra que quer logo premiar com um prêmio de som, e Pearl Harbor não foi exceção. A história de amor dirigida por Michael Bay foi um sucesso na época, mas isso nunca é sinônimo de qualidade. Para testemunhar Michael Bay em sua glória recomendamos mais longas como Transformers, Armageddon, Bad Boys e Sem Dor, Sem Ganho.

Esquadrão Suicida

Coringa? Vingadores? Todos podem baixar a cabeça e pedir benção pra Esquadrão Suicida quando o assunto é Oscar. Sim. No ápice de seu desastre, o filme foi indicado para um prêmio e venceu o Oscar de Melhor Maquiagem. A indicação já foi uma surpresa por si só, mas vencer o prêmio deixou todo mundo de boca aberta.