Filmes

Lista

Os melhores filmes vencedores da história do Oscar

Em aquecimento para a 93ª Cerimônia do Oscar, relembramos vencedores históricos da premiação

A cozinha
18.04.2021
14h00

No aquecimento para o Oscar de 2021, dedicamos a Omelista da semana aos filmes que levaram a estatueta principal e nunca deixaram a nossa memória. Dos noventa e dois longas nesse seleto grupo, separamos nossos cinco preferidos pra essa Omelista. Confira nossa seleção no vídeo acima ou na lista abaixo:

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é tão impecável que se tornou a primeira obra de fantasia a ganhar o Oscar de Melhor Filme - entre muitos outros prêmios da noite. O terceiro capítulo da saga levou também as estatuetas de Melhor Direção, Direção de Arte, Edição, Roteiro Adaptado, Efeitos Visuais, Mixagem de Som, Trilha Sonora, Canção, Figurino e Maquiagem. De 11 categorias que o longa concorreu, ele levou todas as 11.

O Silêncio dos Inocentes

Falando em gêneros que não costumam ganhar espaço no Oscar, terror é outro que aparece muito raramente na premiação. A única vez que a gente viu um horror ganhando a estatueta de melhor filme foi em 92, com O Silêncio dos Inocentes. O longa quebrou um recorde impressionante no Oscar de 92, levando as cinco principais categorias da premiação: Melhor Direção, Atriz, Ator, Roteiro e Filme.

Parasita

Depois de 92 edições premiando só filmes falados em inglês, Parasita foi o primeiro filme de língua estrangeira a ganhar na categoria principal do Oscar. O filme do Bong Joon-ho ainda é um ponto fora da curva, por ter sido uma das únicas vezes que o Oscar chegou mais perto de uma unanimidade entre o público.

Pode ser precipitado colocar esse filme aqui acima de algumas outras obras bastante renomadas que continuam relevantes depois de 30, ou 40 anos, mas a gente confia que os temas, simbolismos e viradas de Parasita vão transformar esse filme naquele tipo de clássico que o pessoal vai continuar comentando ao decorrer de várias e várias gerações de fãs do cinema.

O Poderoso Chefão

Com a medalha de prata dessa Omelista, a gente tem um dos maiores clássicos da história do cinema: O Poderoso Chefão. Com algumas das melhores atuações da carreira de atores do calibre de Marlon Brando, Al Pacino e Robert Duvall, o longa usa uma história de máfia pra traduzir uma questão muito profunda da natureza humana: o quanto o ser humano é corruptível.

Titanic

Se O Silêncio dos Inocentes quebrou recordes, Senhor dos Anéis acumulou uma quantia impressionante de dinheiro e O Poderoso Chefão foi unanimidade entre a crítica e público, tem um filme que fez tudo isso e muito mais: Titanic

Titanic concorreu em 14 das 17 categorias do Oscar. As únicas que o filme não concorreu, foram Melhor Ator Principal, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro. Fora isso, o romance náutico tava disputando todas as categorias elegíveis. O resultado dessas indicações todas foram 11 estatuetas no total, empatando com O Retorno do Rei e Ben-Hur como os maiores vencedores da história do Oscar.

93ª Cerimônia do Oscar acontecerá em 25 de abril, e se dividirá entre o Dolby Theater, tradicional casa do Oscar em Hollywood, e a Union Station, estação de trem no centro de Los Angeles.

Cobertura

Mantendo a tradição, o Omelete fará uma grande cobertura do Oscar 2021, com a segunda temporada da série Oscar Explicado agora dentro do podcast TBT, e a live repercutindo todos os acontecimentos da cerimônia. Fique ligado!

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.