Filmes

Lista

Os melhores filmes vencedores da história do Oscar

Em aquecimento para a 93ª Cerimônia do Oscar, relembramos vencedores históricos da premiação

Omelete
1 min de leitura
18.04.2021, às 14H00.

No aquecimento para o Oscar de 2021, dedicamos a Omelista da semana aos filmes que levaram a estatueta principal e nunca deixaram a nossa memória. Dos noventa e dois longas nesse seleto grupo, separamos nossos cinco preferidos pra essa Omelista. Confira nossa seleção no vídeo acima ou na lista abaixo:

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é tão impecável que se tornou a primeira obra de fantasia a ganhar o Oscar de Melhor Filme - entre muitos outros prêmios da noite. O terceiro capítulo da saga levou também as estatuetas de Melhor Direção, Direção de Arte, Edição, Roteiro Adaptado, Efeitos Visuais, Mixagem de Som, Trilha Sonora, Canção, Figurino e Maquiagem. De 11 categorias que o longa concorreu, ele levou todas as 11.

O Silêncio dos Inocentes

Falando em gêneros que não costumam ganhar espaço no Oscar, terror é outro que aparece muito raramente na premiação. A única vez que a gente viu um horror ganhando a estatueta de melhor filme foi em 92, com O Silêncio dos Inocentes. O longa quebrou um recorde impressionante no Oscar de 92, levando as cinco principais categorias da premiação: Melhor Direção, Atriz, Ator, Roteiro e Filme.

Parasita

Depois de 92 edições premiando só filmes falados em inglês, Parasita foi o primeiro filme de língua estrangeira a ganhar na categoria principal do Oscar. O filme do Bong Joon-ho ainda é um ponto fora da curva, por ter sido uma das únicas vezes que o Oscar chegou mais perto de uma unanimidade entre o público.

Pode ser precipitado colocar esse filme aqui acima de algumas outras obras bastante renomadas que continuam relevantes depois de 30, ou 40 anos, mas a gente confia que os temas, simbolismos e viradas de Parasita vão transformar esse filme naquele tipo de clássico que o pessoal vai continuar comentando ao decorrer de várias e várias gerações de fãs do cinema.

O Poderoso Chefão

Com a medalha de prata dessa Omelista, a gente tem um dos maiores clássicos da história do cinema: O Poderoso Chefão. Com algumas das melhores atuações da carreira de atores do calibre de Marlon Brando, Al Pacino e Robert Duvall, o longa usa uma história de máfia pra traduzir uma questão muito profunda da natureza humana: o quanto o ser humano é corruptível.

Titanic

Se O Silêncio dos Inocentes quebrou recordes, Senhor dos Anéis acumulou uma quantia impressionante de dinheiro e O Poderoso Chefão foi unanimidade entre a crítica e público, tem um filme que fez tudo isso e muito mais: Titanic

Titanic concorreu em 14 das 17 categorias do Oscar. As únicas que o filme não concorreu, foram Melhor Ator Principal, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro. Fora isso, o romance náutico tava disputando todas as categorias elegíveis. O resultado dessas indicações todas foram 11 estatuetas no total, empatando com O Retorno do Rei e Ben-Hur como os maiores vencedores da história do Oscar.

93ª Cerimônia do Oscar acontecerá em 25 de abril, e se dividirá entre o Dolby Theater, tradicional casa do Oscar em Hollywood, e a Union Station, estação de trem no centro de Los Angeles.

Cobertura

Mantendo a tradição, o Omelete fará uma grande cobertura do Oscar 2021, com a segunda temporada da série Oscar Explicado agora dentro do podcast TBT, e a live repercutindo todos os acontecimentos da cerimônia. Fique ligado!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.