Filmes

Notícia

Oscar: Indústria Americana vence Democracia em Vertigem como Melhor Documentário

Filme da diretora Petra Costa era o único representante brasileiro na premiação

Arthur Eloi
09.02.2020
23h28
Atualizada em
09.02.2020
23h54
Atualizada em 09.02.2020 às 23h54

Democracia em Vertigem, o único representante brasileiro no Oscar 2020, perdeu na categoria de Melhor Documentário. O filme da diretora Petra Costa na Netflix foi derrotado por Indústria Americana,  que também é do streaming.

Durante o discurso vitorioso, a equipe do filme-documental citou a situação do Brasil como tópico importante que merecia ser discutido, assim como os assuntos dos demais indicados.

Democracia em Vertigem cobre o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, e a ascensão dos discursos de extrema-direita que levaram à eleição do presidente Jair Bolsonaro, em 2018. Já Indústria Americana retrata o contraste da indústria high-tech chinesa com a classe trabalhadora americana em uma antiga fábrica da General Motors, em Ohio.

A 92ª edição do Oscar acontece neste domingo (9) em Los Angeles e Coringa lidera em número de indicações, concorrendo a 11 prêmios; veja a lista completa de indicados. A cobertura completa você acompanha no Omelete: no site, nas redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook) e no Youtube.