Filmes

Notícia

Academia anuncia novas regras para o Oscar 2019

Cerimônia acontecerá no dia 24 de fevereiro

Mariana Canhisares
25.04.2018
15h42
Atualizada em
29.06.2018
02h43
Atualizada em 29.06.2018 às 02h43

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou uma série de novas regras para a 91ª edição do Oscar, marcada para 24 de fevereiro de 2019. As alterações afetam os candidatos nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Canção Original, Melhor Documentário, Melhor Animação e Melhores Efeitos Especiais, além de regulamentarizar o modo como estúdios e distribuidores promovem seus filmes (via Playlist).

Flickr/Reprodução

As maiores mudanças foram feitas nas categoriais musicais. A partir desse ano, todos os membros da Academia relacionados a esta área poderão ter a chance de assistir aos filmes concorrendo a Melhor Trilha Sonora Original e a clipes dos candidatos a Melhor Canção Original. Assim, eles montarão uma pré-lista de 15 títulos para cada categoria, que será revelada ao público como já acontece com outras categorias. Uma nova rodada de votação será feita para, enfim, definir os indicados.

Os candidatos à categoria Melhor Documentário não precisam mais passar um tempo em cartaz no circuito comercial para serem qualificados ao Oscar, desde que tenham levado prêmios de qualificação em festivais. Vale notar que nesta categoria, assim como na de Melhor Animação, agora é possível indicar até três produtores por filme.

Quanto à categoria de efeitos visuais, não é mais necessário que os votantes assistam às produções candidatas num cinema em Los Angeles, como era feito anteriormente. Agora, é permitido assisti-las por streaming ou via satélite e preencher as cédulas de votação online.

Vale destacar ainda que estúdios, distribuidores e cineastas terão que usar apenas empresas aprovadas pela Academia para enviar materiais dos filmes elegíveis aos membros da organização. Caso descumpram essa regra, eles correm o risco da produção ser desclassificada.

Além disso, definiu-se que podem ser feitas até quatro exibições com perguntas e respostas do elenco e do diretor após os indicados serem revelados pela Academia. Os maiores afetados são os candidatos a Melhor Documentário e Melhor Filme Estrangeiro, que não podem mais fazer seis sessões.

Por fim, o prazo para os filmes estrangeiros se inscreverem ao Oscar é 1º de outubro