Elenco de Stranger Things na 3ª temporada

Créditos da imagem: Stranger Things/Netflix/Divulgação

Séries e TV

Lista

Stranger Things | Criadores revelam inspirações para a 3ª temporada

Indiana Jones, Enigma de Outro Mundo e muito mais!

Arthur Eloi
23.05.2019
16h27

A terceira temporada de Stranger Things está a caminho! Assim como nos anos anteriores, a nova leva de episódios busca inspiração em vários clássicos do cinema. Em entrevista à Entertainment Weekly, os criadores Matt & Ross Duffer ressaltam quais foram os filmes da vez.

"Temos que dizer que esta é nossa temporada mais divertida. Ao mesmo tempo, também é a mais intensa e assustadora. É essa mistura selvagem de tons que realmente faz ela se diferenciar", explicou Ross Duffer. Veja a lista completa de referências abaixo.

Picardias Estudantis

Filme de 1982 estrelado por Sean Penn e Jennifer Jason Leigh, essa comédia adolescente foi escrita por Cameron Crowe - mesmo autor e roteirista de clássicos como Jerry Maguire, que curiosamente já foi citado durante a primeira temporada da série. A trama acompanha o cotidiano de alunos do ensino médio de colégio na Califórnia.

O programa pode usar a relação dos adolescentes como base para demonstrar o crescimento do elenco, mostrando-os enfrentando problemas do amadurecimento como relacionamentos, festas, responsabilidades e mais.

Enigma de Outro Mundo

Clássico do terror de 1982 pelo diretor John Carpenter, o filme mostra um grupo de pesquisadores no Ártico sendo vítimas do ataque de uma criatura capaz de se disfarçar de humana, criando paranóia entre os sobreviventes isolados. Sangrento e com horrendos monstros criados com efeitos práticos, o longa é um marco do gênero. O Enigma de Outro Mundo já deu as caras antes em Stranger Things, durante uma cena na primeira temporada em que o professor Clarke (Randy Havens) assiste ao filme na TV.

A ideia de monstros infiltrados no grupo pode ser usada no programa, que já mostrou nos trailers alguém - provavelmente Billy (Dacre Montgomery) - infectado por alguma criatura.

Tudo Por Uma Esmeralda

A escolha ressalta a ideia do tom aventuresco com toques românticos da terceira temporada. Filme de 1982 dirigido por Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro), a trama acompanha a improvável união de uma escritora (Kathleen Turner) e um mercenário (Michael Douglas) em busca de um tesouro.

Indiana Jones

Outro marco da década de 1980, a franquia de Steven Spielberg estrelada por Harrison Ford é a grande responsável por definir a estética e popularizar o gênero de aventuras infantojuvenis.

Jurassic Park

A adaptação da obra de Michael Crichton por Spielberg também é outra boa indicação do tom que os Duffer querem alcançar no novo ano: a trama sobre um parque de diversões repleto de dinossauros que resulta se torna um pesadelo para seus visitantes após uma falha de segurança combina encanto, fantasia, aventura e também tensão e horror.

David Cronenberg

Enquanto é difícil apontar o que exatamente da vasta carreira do cineasta servirá como inspiração, Cronenberg é um dos mestres do terror dos anos 70 e 80 com clássicos como A Mosca (1986), Videodrome - A Síndrome do Vídeo(1983), Scanners (1981) e muito mais. O que todos esses têm em comum? Assim como em Engima do Outro Mundo, excelentes e grotescos efeitos práticos - algo que pode ser utilizado para as criaturas do novo ano.