Música

Entrevista

Valentina Francisco, finalista do The Voice Kids, fala sobre primeiro EP

Vocalista canta faixa inédita de Cazuza, “Coração Vermelho”

16.07.2018, às 15H58.

Quando Valentina Francisco subiu ao palco do The Voice Kids para sua primeira audição, em janeiro do ano passado, ficou claro que aquela menina de 11 anos que entoava Led Zeppelin deixaria sua marca nas telas. Agora, um ano e meio depois, a notável vocalista dá um novo passo significativo em sua carreira, lançando o seu primeiro EP na carreira, trazendo faixas inéditas de Carlinhos Brown e Cazuza.

Adriano Fagundes/Divulgação

Foi o dia mundial do rock, 13 de julho, que Valentina escolheu como a data de lançamento do seu disco. Isso porque - quem conhece a garota já sabe - ela é fã de rock acima de tudo. Marcando sua participação no programa da Globo com grandes canções do estilo, Valentina persegue uma carreira consistente, e parou para falar com o Omelete sobre seu novo disco, sua paixão pelo rock e seus planos para o futuro.

A cantora relembra como começou seu relacionamento com a música: “O meu pai me apresentou rock quando eu era bem pequenininha e eu sempre digo que foi amor à primeira ouvida. Eu me identifiquei com a energia”. E quem acha que quando ela diz “rock” ela quer dizer coisas leves, se engana; questionada sobre as primeiras bandas que lembra de ouvir, ela responde simplesmente Bon Jovi e Guns N’ Roses”.

O EP, que leva o nome da cantora, já abre com uma voz rasgada da cantora em um baita refrão: “Eu sou apenas uma menina de classe média que vê televisão, e acredita que tudo pode mudar no próximo verão”. A faixa, uma canção inédita de Cazuza, vem acompanhada de duas composições de Carlinhos Brown, “Cola em Mim” e “Armas In Love”, e três grandes covers: “Esse Tal de Roque Enrow”, “Vem Quente Que Eu Estou Fervendo” e “Erva Venenosa”, na versão que já entrou na trilha sonora da novela Orgulho e Paixão.

Segundo Valentina, o processo de seleção dos covers foi muito difícil: “Eu queria ter colocado várias músicas, mas tínhamos que escolher poucas, que foram selecionadas com muito cuidado”. O resultado ficou com duas músicas bem conhecidas na voz Rita Lee, que ela diz ser sua ídola maior: “Eu espero conhecê-la um dia, seria um sonho”. Questionada sobre a parceria ideal, Lee é a primeira da lista: “Complicada esta pergunta! Se fosse uma pessoa viva, seria a Rita Lee. Se pudesse escolher uma pessoa morta, seria Janis Joplin ou Elis Regina, ela diz, citando cantoras que ela lista como suas principais influências. Joplin, inclusive, era o nome por trás de um dos covers que ficaram de fora do EP.

No disco, Valentina acompanhou todo o processo de produção e focou na (baita) performance vocal, mas está aprendendo a tocar bateria e guitarra, compõe suas próprias músicas, e pretende lançá-las no futuro: “Eu já compus várias músicas mas nunca mostrei para ninguém, nunca lancei”. Perguntada sobre o que escreve, a cantora disse: “Eu escrevo coisas muito diferentes. Eu escrevo uma música de romance, depois escrevo uma música de briga, depois uma de gente solitária. Depois de gente viajando... Cada uma música tem uma personalidade. Eu gostaria de lançar minhas músicas porque eu gosto muito de compor". 

Orgulhosa do trabalho, Valentina diz que esperou muito para poder lançar seu novo disco e se despede agradecendo o apoio, e ainda prometendo sair em turnê. Valentina Francisco está disponível nas plataformas digitais:

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.