Música

Lista

Oscar | 24 músicas injustiçadas pela premiação

Na história da Academia, diversas trilhas foram esquecidas

25.01.2018, às 15H23.
Atualizada em 17.04.2021, ÀS 15H05

Nos noventa anos da Academia, são inúmeras os nomes de artistas e obras que foram espetacularmente ignoradas. Se voltarmos ao 7º ano do Oscar, em 1934, quando a Academia começou a premiar canções originais, conseguimos identificar uma série de músicas que foram injustiçadas de diversos jeitos: algumas foram absolutamente esquecidas, algumas perderam para canções que acabaram ficando para trás e outras foram vítimas do destino, isto é, apesar de derrotas válidas, mereciam também levar uma estatueta. 

Veja nossa lista de 24 músicas que foram injustiçadas no Oscar:

1937 - “Some Day My Prince Will Come”

Walt Disney Productions/Divulgação

Em 1937, as canções de A Branca de Neve foram esnobadas no Oscar, com a academia provavelmente ainda tentando entender o conceito de um longa de animação. No ano em que “Sweet Leilani”, do filme Amor Havaiano, ganhou, ficaram de fora músicas como “Some Day My Prince Will Come”, que é a cara do Oscar, mas também “Heigh-Ho” ou “Whistle While You Work”, compostas por Frank Churchill e Larry Morey. Pelo menos a trilha sonora chegou a ser indicada.

1950 - "Bibbidi-Bobbidi-Boo"

Walt Disney Studios/Divulgação

Em 1950, “Mona Lisa” de Missão de Vingança ganhou. A bela música é relembrada até hoje, mas talvez não mais do que a contagiante canção da fada madrinha da Cinderela, "Bibbidi-Bobbidi-Boo", composta por Mack David, Al Hoffman e Jerry Livingston.

1952 –"Make 'Em Laugh"

Metro-Goldwyn-Mayer/Divulgação

Apesar de aclamado atualmente, no ano em que foi lançado, Cantando na Chuva foi pouco reconhecido pela Academia. E apesar da trilha sonora ter sido uma reciclagem de diversas músicas compostas anteriormente por Arthur Freed, duas músicas foram escritas para o filme pelos roteiristas Betty Comden e Adolph Green – “Make ‘Em Laugh” e “Moses Supposes”. Qualquer uma das duas merecia no mínimo uma menção na categoria, que no final ficou com "High Noon (Do Not Forsake Me, Oh My Darlin')" do filme Matar ou Morrer

1967 - "The Bare Necessities"

Walt Disney Studios/Divulgação

Em 1967, “Talk To Animals”, do musical O Fabuloso Doutor Dolittle levou o troféu, mas como a maioria das músicas de filmes da Disney, “The Bare Necessities”, de Mogli – O Menino Lobo, foi a que ficou imortalizada. A canção foi escrita por Terry Gilkyson.  

1971 – “Pure Imagination”

Wolper Pictures Ltd. /Divulgação

Apesar da trilha sonora de A Fantástica Fábrica de Chocolate ter sido indicada como melhor trilha, nenhuma de suas ótimas músicas foram indicadas em canção original. A balada “Pure Imagination”, cantada por Gene Wilder e composta por Leslie Bricusse e Anthony Newley tem toda a cara de Oscar, mas não foi nem mencionada no ano em que o tema de Shaft levou o prêmio. 

1973 - "Live and Let Die"

Eon Productions/Divulgação

Em 1973 o páreo era duro. Apesar da música vencedora “The Way We Were” do filme Nosso Amor de Ontem ter ganho o prêmio e também ficado para a história, “Live and Let Die”, de Paul McCartney e Linda McCartney, de Com 007 Só se Viva e Deixe Morrer, não poderia passar sem menção. 

1977 – "Stayin' Alive"

Paramount Pictures/Divulgação

O álbum de Os Embalos de Sábado a Noite, composto pelo Bee Gees, é a trilha sonora mais vendida de todos os tempos, então é difícil de acreditar que nenhuma das músicas tenha sido lembrada na categoria do Oscar. Hits como "Stayin' Alive", "Night Fever" ou "How Deep Is Your Love" poderiam facilmente ter levado a estatueta em 77, quando o vencedor foi "You Light Up My Life", de Luz da Minha Vida

1977 – "New York, New York"

Metro-Goldwyn-Mayer/Divulgação

No mesmo ano, o hino popularizado por Frank Sinatra “New York, New York”, também foi maravilhosamente esnobado. Composta por John Kander e Fred Ebb para o filme New York, New York de Martin Scorsese, hoje é quase inconcebível que uma música tão histórica tenha sido deixada de lado. 

1984 – Absolutamente todas as músicas

Columbia Pictures Corporation/Divulgação

1984 foi um ano complicadíssimo. Quem ganhou foi “I Just Called To Say I Love You”, de Stevie Wonder, de A Dama de Vermelho. Justo. Mas quem concorria junto era “Against All Odds (Take a Look at Me Now)", de Phil Collins, do Paixões Violentas, duas músicas do Footloose ("Footloose", de Kenny Loggins & Dean Pitchford e "Let's Hear It for the Boy", de Tom Snow & Pitchford) e o inesquecível tema de Caça-Fantasmas de Ray Parker Jr., “Ghostbusters”. 

1985 – “Don’t You (Forget About Me)”

Universal Pictures/Divulgação

A música gravada pelo Simple Minds para O Clube dos Cinco, “Don’t You (Forget About Me)”, entrou para a história e quase simboliza a geração teenager dos anos 80. Mas a música nem recebeu indicação no ano em que "Say You, Say Me", de O Sol da Meia-Noite, levou a estatueta. 

1986 - "Somewhere Out There"

Universal Pictures/Divulgação

Em 1986 quem levou foi “Take My Breath Away”, de Top Gun: Ases Indomáveis, mas no mesmo ano o mundo ouvia "Somewhere Out There", da animação Fievel – Um Conto Americano, de James Horner, Barry Mann e Cynthia Weil.

1990 – “Unchained Melody”

Paramount Pictures/Divulgação

Esta é um pouco mais complicada; “Unchained Melody” ficou para sempre lembrado como o hino do romance Ghost: Do Outro Lado da Vida, mas não era original então realmente não poderia nem concorrer. O curioso é que a faixa já chegou a ser indicada em melhor música original, pelo filme “Fuga Desesperada” em 1955, mas perdeu por "Love Is a Many-Splendored Thing", do filme Suplício De Uma Saudade

1992 – “I Will Always Love You”

Warner Bros/Divulgação

O próximo também é peculiar; uma das músicas mais lembradas como injustiçada no Oscar é “I Will Always Love You”, de O Guarda Costas, cantada por Whitney Houston. No entanto, como a música é um cover de Dolly Parton, ela não poderia concorrer. O filme concorreu com outras duas músicas, mas perdeu por "A Whole New World", composição histórica de Alan Menken e Tim Rice para Aladdin

1994 - "Circle of Life”

Walt Disney/Divulgação

Em 1994, O Rei Leão levou a honra por “Can You Feel The Love Tonight”, de Elton John e Tim Rice, mas o próprio ainda tinha duas músicas que mereciam tanto quanto: “Circle Of Life” e “Hakuna Matata”. 

1995 - "You've Got a Friend in Me"

Walt Disney/Divulgação

A Disney geralmente ganha, então não foi surpresa quando “Colors Of The Wind”, do Pocahontas, levou o Oscar de melhor canção original em 95. Mas no mesmo ano concorria também a inesquecível “You’ve Got a Friend In Me”, da trilha composta por Randy Newman para Toy Story

1996 - "That Thing You Do!"

Twentieth Century Fox/Divulgação

Em 1996, a música original escrita para o filme Evita, “You Must Love Me”, de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice ganhou. Mas quem poderia esquecer o hit “That Thing You Do!” do The Wonders: O Sonho Não Acabou

1998 - "I Don't Want to Miss a Thing"

Jerry Bruckheimer Films/Divulgação

“When You Believe”, de O Príncipe do Egito, levou o Oscar em 1998, mas o mundo ainda não superou o hit do Aerosmith “I Don’t Wanna Miss a Thing”, para Armaggedon. A música foi composta por Dianne Warren

1999 - "Blame Canada"

South Park Studios/Divulgação

A música vencedora de 1999, “You’ll Be In My Heart”, do Phil Collins, para o Tarzan, realmente ficou para a história. Mas existe muita gente que ainda não superou a derrota de “Blame Canada” do filme South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes

2001 – “Come What May”

Twentieth Century Fox

Em 2001, Moulin Rouge adaptou diversas músicas já existentes para compor a sua trilha sonora, e por isso a maioria das canções não poderiam ser consideradas. No entanto, “Come What May”, dos compositores David Baerwald e Kevin Gilbert, era inédita e parecia a oportunidade para aparecer na categoria. Mas como a canção foi composta para um outro filme, Romeu + Julieta de Baz Luhrmann, ela não foi aceita como original no Oscar. No ano, quem ganhou foi "If I Didn't Have You" de Monstros S.A. 

2002 – "Gollum’s Song"

New Line Cinema/Divulgação

Em 2002, "Gollum’s Song", de O Senhor dos Anéis: As Duas Torres ficou de fora da lista de canções originais indicadas. Com as outras duas músicas originais da trilogia tendo recebido indicações, a bela performance de Emiliana Torrini para a composição de Howard Shore acaba sendo pouco lembrada. 

2007 - "That’s How You Know"

Walt Disney Pictures/Divulgação

Em 2007 quem levou o Oscar de melhor canção foi “Falling Slowly”, do filme Apenas Uma Vez. Ela deixou três músicas de Encantada comendo poeira, incluindo a ótima homenagem aos musicais da Disney, “That’s How You Know”, composta por Alan Menken e Stephen Schwartz.

2009 - "Down In New Orleans"

Walt Disney Animation Studios/Divulgação

A Princesa e o Sapo é outro filme da Disney que acabou não levando o Oscar de melhor canção, perdendo o troféu para “The Weary Kind”, de O Coração Louco. Mas as músicas de Randy Newman “Down In New Orleans” e “Almost There” também ficaram para a história. 

2014 - "Everything Is Awesome"

Warner Bros Pictures/Divulgação

“Everything Is Awesome”, de Uma Aventura Lego, não saía da cabeça de muita gente em 2014, quando concorreu ao Oscar. Composta por Shawn Patterson, o hit perdeu para “Glory”, do filme Selma: Uma Luta pela Liberdade

2016 - "How Far I'll Go"

Walt Disney Animation Studios/Divulgação

Em 2016, La La Land levou o Oscar por “City Of Stars”, mas a canção de Moana: Um Mar de Aventuras “How Far I’ll Go” era a favorita de muitos – principalmente dos fãs do compositor Lin Manuel Miranda, famoso pelo musical Hamilton, que marcou sua primeira parceria com a Disney.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.