Música

Artigo

Jacidio, who? | Dekmantel anuncia sequência de showcases pelo Brasil

As faixas eletrônicas do FIFA 19, a música climática de Andrew Bayer e mais

Jacídio Junior
06.09.2018
11h31

Hallo, tudo bem com vocês? O final de semana está aí - temos aquele feriado maroto batendo - e não dá pra ficar sem umas músicas legais pra aproveitar esses momentos, não é? E claro, além das músicas pra gente curtir, tem festas bacanas, showcases confirmados, um discaço do Andrew Bayer e muito mais. Cola em mim e sente esse drama.

Ariel Martini/Divulgação

Pra abrir os trabalhos o Dekmantel em conjunto com a Gop Tun anunciaram as datas para os showcases que acontecem no Brasil em outubro. Com datas fechadas para Rio de Janeiro, São Paulo, Itajaí, Belo Horizonte e Porto Alegre, o evento chega com line-ups pesados e a garantia daqueles momentos de suor e sorrisos na pista. Os nomes que devem tocar nas festas são John Talabot, Bufiman, Matrixxmann, Valesuchi, Selvagem, Barbara Boeing, Cashu, Cevallos e a galera da Gop, claro. Os ingressos para todas as cidades já estão disponíveis e vale a pena garantir o seu já.

E já que estamos falando de showcases e festivais, a 20ª edição do Red Bull Music Academy rola em Berlim, a partir do próximo dia 8 de setembro e vai até o dia 12 de outubro. Possivelmente um dos eventos mais interessantes do planeta para quem gosta de encontrar artistas bacanas e descobrir infinitas possibilidades dentro da música, a programação comporta diversos eventos espalhados por espaços clássicos da capital alemã.

Entre os destaques estão apresentações ao vivo com nomes como Nina Kraviz, Radio Slave e DJ Rush, Oneohtrix Point Never e Dixon. O evento também realiza palestras, conversas e oficinas com nomes de diversos segmentos musicais. Um dos nomes que mais saltam aos olhos como parte dessa proposta é o do rapper Pusha T. Mais informações sobre o festival estão disponíveis no site oficial. Vale lembrar ainda que como parte das ações do RBMA alguns produtores de todo o mundo são selecionados para integrar uma imersão musical. Nomes como Black Coffee e Eli Iwasa já estiveram entre os participantes e este ano o brasileiro Benjamin Sallum, de apenas 16 anos, foi um dos selecionados.

Um detalhe importante, a versão brasileira do festival ganha sua segunda edição em novembro deste ano, com diversas atividades acontecendo entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro.

Saindo do segmento dos festivais e afins, o FIFA acabou de liberar a trilha sonora de sua versão 2019. Seguindo a trajetória do jogo, mais uma vez o mix sonoro apresenta bons nomes da música eletrônica. Os destaques ficam por conta de Peggy Gou com "It Makes You Forget (Itgehane)", o novo single do Bob Moses, "Heaven Only Knows," o single de estreia do LSD (projeto com SIA, Diplo e Labrinth) entre outros.  A playlist já está disponível aqui. O jogo será lançado oficialmente no dia 28 de setembro. E já que estamos falando de música eletrônica e futebol, a galera do Alatj escreveu um artigo muito bacana mostrando o link entre o game de futebol e a música eletrônica. Pra ler é só clicar.

Disco da semana: Andrew Bayer - In My Last Life

Quando penso em música eletrônica, sempre vem à mente as palavras ‘experiência sonora’. Mesmo com todo o amor que tenho e sinto por esse estilo de música, poucos produtores conseguem entregar tantos elementos elencados de uma forma tão única quanto Andrew Bayer. E com o seu disco mais recente, Im My Last Life, Bayer entra em um lugar calmo, trabalhando camadas e elementos - que posteriormente irão ganhar versões para a pista -, mas faz um link entre sentimento e som que pouco se vê atualmente.

O disco com oito faixas percorre por momentos sonoros explorados com parcimônia, focados em mostrar pontos que irão se conectar à medida em que as faixas transcorrem. É literalmente como se Bayer pegasse a sua mão e te conduzisse entre sua cabeça e sentimentos. É interessante perceber também como ele trabalha cadências sonoras - que nem sempre caem dentro de uma sequência óbvia - e insere vocais que corroboram com o conceito de cada uma das faixas.

É tudo pensado e inserido na medida. Um elemento não chama mais a atenção que o outro e assim pode-se dizer que Bayer encontrou o equilíbrio entre uma sonoridade para cantar e pensar junto sem perder a qualidade etérea e até mesmo dançante que marcam suas produções disponíveis em álbuns. É um alento aos ouvidos e aos sentidos, escutar e apreciar todo o refinamento de sua técnica de produção, mas ainda mais a forma como cada uma das faixas chega até os ouvidos. Com momentos inspirados como “Hold On To You”, “Open End Resource” (simplesmente indescritível), cada música entrega algo novo. Destacam-se ainda os vocais de Alison May e Ane Brun, escolhas quase exatas para integrar o projeto.

Como eu costumo dizer, um sonho musicado, mas aqui, da melhor forma possível. Encontre um lugar que você goste, coloque seu melhor equipamento de som pra funcionar e deixa essa música entrar no seu ambiente. Você não vai se arrepender.

Set da semana: 12 TRACKS TAPE + Fabich + Pastel

Como eu costumo dizer, música eletrônica é um universo gigante de sons e possibilidades, por isso, hoje, a mixtape do francês Pastel (sim, o nome é engraçado) será a responsável  por animar alguns momentos do seu dia. Uma playlist na medida, com sons que conduzem para um outro lugar dentro do spectro eletrônico e das ideias possíveis nesta plataforma, mas impacta os ouvidos de forma certeira. Um detalhe interessante, informações sobre Pastel, quase não existem. Mas dá pra saber o que ele anda fazendo aqui e abaixo é só dar o play pra deixar a vida acontecer.

Lançamentos e descobertas da semana

Francesca Lombardo - “Spondylus”

Um dos releases mais pesados e pegados que eu tive o prazer de ouvir nos últimos meses, “Spondylus”, da DJ e produtora Francesca Lombardo, representa o melhor que o Techno pode entregar quando pensamos em melodia. Uma faixa que cresce a cada instante que se passa durante seus 9 minutos, tudo graças a inserção de notas e elementos sonoros diversos, que se alternam sem que a linha central da música seja deixada para trás. Daquelas produções que te agarram, fecham os olhos e te fazem dançar como se nada mais existisse. Francesca é a primeira artista a lançar uma faixa pelo selo Sous Music da DJ alemã Anja Schneider. Schneider também colabora com um remix mais duro, direto e agressivo pra a faixa. Pra ouvir tudo é só clicar aqui.

Fehrplay - Zeitgeist EP

Fehrplay mantém sua jornada musical e amplia suas possibilidades sonoras com Zeitgeist EP, o terceiro deste ano. O interessante, como parte dos elementos que o DJ norueguês explora, é a densidade quase cinematográfica das faixas que poderiam facilmente funcionar como base para uma boa trilha sonora. Os destaques para o que Fehrplay faz com suas faixas permanecem nos detalhes, já que não é difícil se surpreender com os caminhos que tanto “Zeitgeist” quanto “Fantome” apresentam em suas extensões. Clica aqui e sente o drama do menino.

Bob Moses - “Enough to Believe”

Não é a primeira vez que os canadenses do Bob Moses passam por aqui e nem será a última. O duo de Vancouver está em processo de divulgação de seu próximo disco e com “Enough to Believe” mostra que caminhos etéreos e repletos de calmaria devem ser uma das tônicas do novo projeto. Em todo caso, a nova faixa mostra não só a maneira refinada com que o duo enxerga e entrega suas faixas, mas também funciona como um estímulo ainda mais forte para quem está atrás de músicas que quase não se relacionam com nenhuma fórmula. Aperta o play e deixa rolar.

Vamos dançar onde?

Aqui, como sempre, tem aquelas dicas marotas pra gente colocar os nossos esqueletos pra dançar. Tem bastante coisa bacana, afinal de contas tem um feriado prolongado nessa história. Pega a agenda e vem.

Hoje (6) rola uma daquelas pistas sempre bacanas com DJ Spaniol sob a tutela sempre única da Sonido Trópíco. O rolê acontece no Orfeu, na região central de SP. Ingressos, valores, endereço e horários estão todos aqui.

Também na quinta (6) rola a edição 2018 do festival Só Track Boa. E o line-up merece atenção especial, já que conta com alguns dos principais nomes do selo (Vintage Culture, Amine Edge & DANCE, Cat Dealers, Chemical Surf feat. Gabriel o Pensador) e também nomes como Gui Boratto e mais muita gente bacana. O festival começa no dia 6, às 10h, e vai até o meio-dia do dia 7. Tudo que você precisa saber está bem aqui.

Já no feriado da independência (7) Carlos Capslock entra numas de anos 90. Sim, é aquela vibe massa da Capslock, mas com os dois pés na década do tetra. Os responsáveis por colocar as engrenagens para rodar serão DJ W!LD, Shadow Movement, Kosmo, Escarbe e Tessuto. Previsão pra início às 23h, o fechamento já é outra história. Todos os dados estão bem aqui.

E se ainda sobrar uma força pro sábado (8) maravilhoso, dá pra dançar bacana com BADSISTA, Guiness, Palugan e Goos (Gustavo) no BUTECNO com Badsista. O evento também acontece em um lugar no centro da cidade, preço camarada e som garantido. Todos os detalhes que você precisa saber estão aqui.

Para os próximos dias é isso o que temos. Agora é preparar os tênis, lembrar da água e dançar até cansar, afinal de contas o domingo está livre, né? Vejo vocês na pista.