Aretha Franklin receberá prêmio Pulitzer póstumo especial

Música

Notícia

Aretha Franklin receberá prêmio Pulitzer póstumo especial

Troféu foi dado para poucos

Arthur Eloi
15.04.2019
20h38

Aretha Franklin receberá um prêmio-póstumo: a cantora terá uma Citação Especial do Pulitzer, homenagem dada a poucos, como John Coltrane Bob Dylan. Ela será a primeira mulher a receber este prêmio. A informação é da Billboard.

O anúncio foi feito pelo perfil oficial do prêmio no Twitter, que apenas disse: "Parabéns à Aretha Franklin, sua família e amigos", com as tags "Respeito" e "Rainha do Soul".

Aretha começou sua carreira ainda criança, cantando música gospel. Aos 18 anos saiu do segmento e ampliou seu escopo musical ao firmar contrato com a Columbia Records. Sua carreira decolou sete anos após no mercado, quando partiu para a Atlantic Records e gravou as faixas "Respect", "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman" e "Think", trinca que rende o título de rainha do soul, já no final da década de 1960. Franklin foi a primeira mulher a figurar no Rock and Roll Hall of Fame e chegou a ganhar oito Grammys consecutivos entre 1968 e 1975. No total, Franklin acumula 18 Grammys.

Em 2010, a cantora foi diagnosticada com câncer e sofria complicações em seu estado de saúde, que levaram ao anúncio de sua aposentadoria em 2017. Ela faleceu em agosto de 2018