Versões animadas de Samuel L. Jackson e Robert Downey Jr se encarando em What If...?

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Lista

What If…? | Os principais easter eggs do terceiro episódio da animação

Easter eggs do capítulo incluem acenos a Capitão América e o Soldado Invernal e morte da primeira Vespa em Homem-Formiga

Nico Garófalo
25.08.2021
14h02
Atualizada em
25.08.2021
15h05
Atualizada em 25.08.2021 às 15h05

[Spoilers do terceiro episódio de What If…? à frente]

What If…? ganhou um novo episódio nesta quarta-feira (25), que mostra o que aconteceria se os Vingadores nunca fossem formados. Um a um, os heróis mais poderosos da Terra são eliminados de forma misteriosa durante a semana mais importante do MCU, período em que se desenvolvem, simultaneamente, os acontecimentos de O Incrível Hulk (2008), Homem de Ferro 2 (2010) e Thor (2010).

Embora a história se passe durante a Fase 1 da franquia, o capítulo traz referências a longas posteriores aos eventos de Vingadores (2012) e mudanças drásticas na linha do tempo de alguns heróis. Confira abaixo os principais easter eggs do longa:

Havia uma ideia…

Versão animada de Samuel L. Jackson em What If...?

O icônico discurso de Nick Fury (Samuel L. Jackson) para os heróis após a morte de Coulson (Clark Gregg) em Vingadores é repetido várias vezes ao longo de “O Que Aconteceria Se… O Mundo Perdesse Seus Heróis Mais Poderosos?”, inclusive levando alguns personagens a se cansarem das palavras do diretor da SHIELD. Mesmo que pareça mais um apelo nostálgico aos fãs, essa repetição parece mais uma piada do Marvel Studios com suas próprias ações de marketing, já que a fala de Fury foi usada várias vezes durante a divulgação do filme de 2012 e de Vingadores: Ultimato, último longa a reunir os seis membros originais do supergrupo.

A invasão de Thor à base da SHIELD

Tirada diretamente do primeiro filme do Deus do Trovão, a cena do episódio que recria a invasão de Thor à base que a SHIELD construiu em volta de Mjölnir detalhe por detalhe, com uma exceção: quem comanda a operação em What If…? é Fury, que foi supervisionar seus comandados após a morte de Tony Stark (Mike Wingert). Presente quando Odinson tenta reaver seu martelo, o diretor passa pessoalmente as ordens para Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), incluindo uma bem exatamente igual à proferida por Coulson no filme de 2010.

Bruce, Betty e a Pizzaria do Stanley

Quando procura por Betty Ross (Stephanie Panisello) para obter respostas sobre a morte de Tony, Natasha (Lake Bell) percebe um uniforme de entregador da Stanley’s Pizza Parlor, pizzaria em que a cientista e Bruce (Mark Ruffalo) costumavam frequentar quando eram um casal. Em O Incrível Hulk, é lá que a Betty (vivida no longa por Liv Tyler) reencontra o amado (interpretado por Edward Norton) pela primeira vez após ele se tornar um foragido.

Os discursos de Loki

Versão animada de Loki em What If...?

Não importa qual seja a realidade, Loki (Tom Hiddleston) vai tentar dominar a Terra. Em “O Que Aconteceria Se… O Mundo Perdesse Seus Heróis Mais Poderosos?”, o Deus da Trapaça, aparentemente já ciente de sua ligação com os Gigantes de Gelo, chega ao planeta acompanhado de um exército asgardiano, sob a desculpa de vingar Thor, morto momentos antes pelo Jaqueta Amarela (Michael Douglas). Assim como sua versão de Vingadores, o vilão já surge exigindo que seus oponentes se ajoelhem.

Dias depois de chegar à Terra, Loki ainda invade a ONU e profere o mesmo discurso que fez na Alemanha durante o filme de 2012.

Destino diferente da Vespa

Na Linha do Tempo Sagrada do MCU, Janet Van Dyne diminuiu até desaparecer no Reino Quântico durante uma operação em 1989, causando a revolta de Hank Pym, que deixa a SHIELD. Na linha do tempo do episódio desta quarta, a Vespa original sobreviveu por tempo o bastante para influenciar sua filha, Hope, a seguir seus passos como agente.

Eventualmente, as duas Vespas morrem em ação, o que leva Hank a se vingar da agência chefiada por Fury.

A senha de Coulson

Tela de computador mostrado dados de quem acessou a base de dados da SHIELD

Que Coulson é um dos maiores fãs de Steve Rogers da história, todo mundo já sabe. A paixão do agente pelo Capitão América chega a outro nível em What If…?, quando Natasha pergunta sua senha. Envergonhado, Phill responde “Steve-Steve-Steve-eu-coração-Steve-04-07”. Obviamente, os números presentes na senha não são nada aleatórios, já que 04/07 é o aniversário de Steve Rogers (e data da independência norte-americana).

Hulk morto de dentro para fora

Quadro de Velho Logan em que Wolverine rasga Hulk de dentro pra fora

Sabendo que a pele do Hulk era impenetrável, o Jaqueta Amarela se injeta em Bruce Banner antes de ele se transformar no Gigante Esmeralda para poder explodi-lo de dentro para fora. O personagem já morreu de forma similar nos quadrinhos. Em Velho Logan (2008), um Bruce enlouquecido usa seus poderes para engolir Logan. Graças aos seus poderes de regeneração, o carcaju consegue se reconstruir no estômago do oponente e abre um buraco no Hulk, escapando da digestão e matando seu adversário de um jeito nada bonito.

A morte de Hope

Ao ser confrontado por Hank, Fury diz que Hope morreu em ação em Odessa, na Ucrânia, cidade que foi palco de uma operação frustrada de Natasha (Scarlett Johannson), interceptada pelo Soldado Invernal (Sebastian Stan) na Linha do Tempo Sagrada. Conectando a trama do episódio à história contada pela Viúva Negra a Steve (Chris Evans) em Capitão América e o Soldado Invernal, é de se esperar que Bucky foi grande carrasco da segunda Vespa nessa versão do MCU.

O Jaqueta Amarela

Jaqueta Amarela dá tapa em Janet em quadro de gibi da Marvel

Nos quadrinhos, Hank Pym teve diversos mantos ao longo dos anos. Primeiro Homem-Formiga, o cientista já atendeu por Gigante, Golias e até mesmo Ultron. O herói também já ocupou o posto de Jaqueta Amarela em um dos períodos mais conturbados de sua carreira heróica, incluindo o infame momento em que ele agride Janet/Vespa.

Em What If…?, colocar Hank como o Jaqueta Amarela após as mortes de Hope e Janet mostra o desequilíbrio mental que o luto causa no ex-herói. A presença do traje usado no MCU por Darren Cross (Corey Stoll) em Homem-Formiga também deixa subentendido que, após a missão bem-sucedida em 1989, Hank manteve suas pesquisas com as Partículas Pym, incluindo a construção de novas roupas de batalha ao lado de seu pupilo.

Capitã Marvel

Versão animada da Capitã Marvel em postura de batalha em What If...?

Carol Danvers tem uma participação bem pequena em “O Que Aconteceria Se… O Mundo Perdesse Seus Heróis Mais Poderosos?”. A primeira dica sobre a presença da heroína acontece quando Fury busca pelo pager emergencial que a Capitã Marvel (Brie Larson) lhe deu em seu filme solo. A segunda se dá no final do episódio, quando a personagem, dublada aqui por Alexandra Daniels, encontra com Fury no corpo congelado de Steve Rogers. A aparição repentina da Capitã é semelhante à sua chegada na cena pós-créditos do longa de 2019, quando ela se encontra com os Vingadores após receber o chamado de Fury.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.