Filmes

Artigo

Entenda onde Viúva Negra se encaixa na linha temporal do MCU

Longa se volta ao passado da heroína e explora sua jornada fora dos Vingadores

03.03.2020, às 18H00.

Depois de 10 anos da sua introdução no universo cinematográfico da Marvel, a Viúva Negra finalmente estrela uma aventura solo. Claro que, com a definição do seu destino em Vingadores: Ultimato, no qual a heroína se sacrificou para que seus amigos pudessem ter a Joia da Alma e derrotar Thanos, não é mistério para ninguém que seu filme se volte ao passado. No entanto, onde exatamente ele se encaixa na linha temporal da Marvel?

Em entrevista ao Hollywood Reporter, a atriz Scarlett Johansson garantiu que a produção é ambientada após os eventos de Capitão América: Guerra Civil, afirmação comprovada com o lançamento do primeiro trailer. Na prévia, pode-se ver Natasha Romanoff fugindo do secretário de Estado Thaddeus Ross (William Hurt). Afinal, embora tenha se comprometido com o Acordo de Sokovia, a heroína ajudou na fuga do Capitão América e do Soldado Invernal e, assim, se tornou também uma traidora.

Porém, se tem algo que o material deixa claro é que, em meio à sua fuga, a Vingadora terá uma jornada bastante nostálgica, que explorará em alguma medida seus anos de formação. Primeiro, porque Natasha retorna a Budapeste, cidade húngara que foi palco de um encontro marcante com Clint Barton (Jeremy Renner), como os dois bem lembraram em Os Vingadores. Porém, mais importante ainda, é o fato de que ela encarará os fantasmas do passado ao se reunir com Yelena Belova (Florence Pugh), Alexei Shostakov (David Harbour) e Melina Vostokoff (Rachel Weisz), sua “família russa” de antigos colegas.

Até então, pouco se revelou sobre sua vida antes da S.H.I.E.L.D. Na realidade, a produção que mais se aproximou disso foi Vingadores: Era de Ultron, ao colocá-la sob os efeitos dos poderes da Feiticeira Escarlate. Nesse contexto, a Viúva Negra, sempre tão reservada, não teve escolha a não ser relembrar tanto a experiência física - isto é, o manejo de armas, as lutas e as aulas de balé -, quanto os traumas psicológicos que suportou durante anos no programa Quarto Vermelho.

Os reencontros propostos no filme devem ter um efeito semelhante, principalmente considerando que eles devem invadir a sede da organização que a formou espiã. Diante de tantas lembranças, finalmente entenderemos as origens dos seus arrependimentos e do seu apego aos Vingadores.

Ainda que de volte ao passado, o filme ainda pode abrir portas para o futuro do universo. Scarlett Johansson já se referiu ao filme como parte de uma nova franquia. Estaria a Marvel planejando embarcar de vez no mundo da espionagem? A resposta definitiva sobre como ele se encaixa na complexa linha do tempo do MCU chegará em 30 de abril com o lançamento do longa da diretora Cate Shortland

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.