Vingadores: Ultimato | Por que viajar no tempo não é o plano original dos heróis

Créditos da imagem: Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Reprodução

Filmes

Artigo

Vingadores: Ultimato | Por que viajar no tempo não é o plano original dos heróis

Nova prévia sugere que heróis vão tentar vencer Thanos novamente pela força

Oferecimento
Mariana Canhisares
02.04.2019
17h17
Atualizada em
02.04.2019
17h17
Atualizada em 02.04.2019 às 17h17

Não é mistério para ninguém que a chave para que os heróis revertam as ações de Thanos deve estar no Reino Quântico, isto é, viajando no tempo através do vórtex temporal mencionado por Janet van Dyne no final de Homem-Formiga e a Vespa. Porém, a nova prévia de Vingadores: Ultimato (veja aqui) dá a entender que este não será o plano original de Homem de Ferro, Capitão América e companhia no início do filme. Na realidade, eles devem ser derrotados mais uma vez pelo Titã Louco antes de seguirem por essa estratégia.

Uma das principais pistas está na ida dos sobreviventes ao espaço. Pode-se ver na nave Capitã Marvel, Viúva Negra, Máquina de Combate, Thor, Capitão América e Rocket, mas se especula que a Nebulosa também esteja presente neste momento graças a uma cena divulgada para acionistas da Disney. Na descrição, os heróis, incluindo Carol Danvers, Nebulosa - e, portanto, Tony Stark, já que os dois devem voltar juntos para a Terra -, estão discutindo os próximos passos, quando a filha de Thanos diz acreditar que o Titã Louco deve estar no "jardim". A Capitã Marvel, então, defende que o grupo precisa ir atrás do vilão, pegar as Joias do Infinito e tentar desfazer o estalo.

Tendo em vista que os diretores Anthony e Joe Russo frisaram algumas vezes que os trailers têm trechos apenas do começo de Vingadores: Ultimato, faria sentido que eles fossem logo de cara atrás do vilão com a chegada da Capitã Marvel. Afinal, a heroína é dona de uma força incomparável e o retorno de Tony Stark e Nebulosa deve dar esperanças para todos. Mas, em vez de montar uma estratégia, eles agem com ímpeto de se vingar e, novamente, tentam derrotá-lo na porrada. O plano, porém, não deve ser bem-sucedido, sobretudo considerando o discurso de Thanos. "Não conseguiriam viver com o próprio fracasso. Aonde isso levou vocês? De volta para mim", diz o vilão, em tom de chacota.

Vale notar neste momento que o cenário da cena, repleto de destruição, lembra muito o da visão do Homem de Ferro em Era de Ultron, quando Tony Stark, sob efeito dos poderes da Feiticeira Escarlate, vê os Vingadores originais mortos ou arrasados. Ao redor, ele também vê a naves Leviathan dos Chitauri, símbolo da invasão de Nova York comandada por Loki, mas a mando de Thanos. Ou seja, talvez essa cena de fato se concretize. Senão literalmente, em algum nível. Este primeiro embate deve deixar para trás um novo rastro de mortes, talvez até de personagens importantes, e acabar praticamente com qualquer esperança dos Vingadores.

Assim, o discurso de “custe o que custar” e as próprias palavras do Capitão América para a Viúva Negra ("eu digo a todos que eles devem superar. Alguns conseguem. Mas não nós") ganham mais peso. Eles foram vencidos várias vezes pelo Titã Louco, mas a resiliência habitual dos personagens da Marvel Comics não os deixa admitir o fracasso. Eles precisam encontrar uma saída. Scott Lang poderia, então, voltar do Reino Quântico neste cenário. Junto com os Vingadores, ele entenderia como conseguiu viajar no tempo, desenvolveria o traje branco e, deste modo, partiria de vez para essa estratégia de pegar as Joias do Infinito no passado, impedindo o plano de Thanos.

Mas não se pode descartar também que o Homem-Formiga esteja presente neste primeiro embate contra o antagonista. Talvez a viagem no tempo pareça muito complexa para os heróis inicialmente e eles sintam mais confiança na força da Capitã Marvel do que na sagacidade de Lang - embora Bruce Banner pareça se opor ao plano ao dizer “se fizermos isso, nós iremos desfalcados”. De todo modo, até que eles efetivamente vistam o traje do Reino Quântico deve passar um tempo, tendo em vista que o cabelo da Viúva Negra está mais longo e já exibe o ruivo do primeiro Vingadores.

É importante notar que mexer com viagem no tempo traz consequências para toda a linha temporal da Marvel até aqui. Então, ao se aventurar no Reino Quântico, talvez os heróis criem ameaças até maiores do que Thanos.

Vingadores: Ultimato estreia em 25 de abril.