Vingadores: Ultimato | Entenda o significado da tatuagem do Gavião Arqueiro

Créditos da imagem: Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Reprodução

Filmes

Artigo

Vingadores: Ultimato | Entenda o significado da tatuagem do Gavião Arqueiro

Personagem retorna ao MCU com visual ousado

Oferecimento
Mariana Canhisares
02.04.2019
18h27
Atualizada em
18.04.2019
14h32
Atualizada em 18.04.2019 às 14h32

Os materiais promocionais de Vingadores: Ultimato frisam que Clint Barton não é mais o mesmo nesse seu retorno ao universo cinematográfico da Marvel. Longe da ação desde Guerra Civil, quando fez um acordo para ficar em prisão domiciliar ao lado da família, o personagem reaparecerá com um visual mais ousado, ostentando uma tatuagem grande no braço esquerdo. A caracterização, porém, não é à toa. Na realidade, o desenho tem um significado mais profundo.

Em algum momento desde que esteve afastado dos Vingadores, Barton tatuou uma caveira vestindo um traje do Japão Feudal, isto é, um Ronin. Na tradição japonesa, esta figura é um samurai que perdeu seu mestre e, sem um lar para o qual voltar, se comporta como um nômade. A relação entre o símbolo e a trajetória do personagem parece evidente. Após o estalo de Thanos, Clint Barton perdeu sua esposa e filhos, ficando completamente sozinho e, provavelmente, mais amargo - tendo em vista a cena do seu reencontro com a Viúva Negra.

Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Reprodução

Ronin também é um título bastante conhecido dos fãs da Marvel Comics. Sua primeira aparição nos quadrinhos aconteceu em 2005, quando se tornou a identidade secreta de Maya Lopez, responsável por conduzir uma investigação sobre o Samurai de Prata. Mas, eventualmente, Lopez deu sua bênção para que Barton assumisse a alcunha.

Independente da motivação para a mudança de Gavião Arqueiro para Ronin, fato é que Clint Barton abandonou a aposentadoria e deverá fazer a diferença no novo embate contra Thanos.

Vingadores: Ultimato estreia em 25 de abril.