Simu Liu caracterizado como Shang-Chi em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Shang-Chi | Como os Dez Anéis podem afetar as séries do MCU

Mais “pé no chão” do que aventuras cósmicas e mágicas do cinema, produções do Disney+ dão espaço de sobra para o retorno da organização terrorista

Nico Garófalo
11.09.2021
16h08
Atualizada em
11.09.2021
16h21
Atualizada em 11.09.2021 às 16h21

[Spoilers de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis à frente]

Oito anos depois da infame reviravolta de Homem de Ferro 3, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis enfim mostrou o verdadeiro alcance dos Dez Anéis, organização terrorista liderada por Wenwu (Tony Leung) e que vem sido referenciada desde os primórdios do MCU. E, de acordo com uma das cenas pós-créditos do novo longa, o grupo ainda tem muita lenha para queimar na franquia. Enquanto é difícil imaginar os mercenários influenciando as aventuras mágicas ou cósmicas planejadas para produções como Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania ou Thor: Love and Thunder, é fácil ver as séries da Casa das Ideias no Disney+ como o cenário perfeito para o retorno dos assassinos.

Olhando o calendário de séries do Marvel Studios para os próximos anos, é possível visualizar uma abundância de títulos mais “pé no chão”, afastados das ameaças universais que devem dominar o cinema. Gavião Arqueiro, Coração de Ferro, Armor Wars e até Cavaleiro da Lua têm temáticas propícias à influência dos Dez Anéis, que podem servir tanto como antagonistas para tramas de espionagem, corrida armamentista e o choque da humanidade com o misticismo. Mesmo Invasão Secreta, que deve seguir a história da invasão skrull mostrada nos quadrinhos, pode acabar usando a organização como ponte para a infiltração dos alienígenas na Terra.

Gavião Arqueiro, por exemplo, muito provavelmente adaptará a popular fase de Matt Fraction, que colocou Clint Barton e Kate Bishop operando como agentes contraterroristas que buscam acumular informações sobre grupos que ameaçam o Universo Marvel. Agora no comando dos Dez Anéis, Xialing (Meng'er Zhang) muito provavelmente tentará expandir sua influência ao redor do mundo, o que a levará a se chocar com o núcleo de espionagem do MCU.

Coração de Ferro e Armor Wars têm uma justificativa bem óbvia para uma aparição dos Dez Anéis: ambas lidarão diretamente com o legado de Tony Stark (Robert Downey Jr.), cuja trajetória como vingador começou justamente após ser sequestrado no Afeganistão pela entidade. Neste cenário, atacar a memória do Homem de Ferro serviria como vingança pelo herói ter destruído o braço da organização no Oriente Médio em 2008, além de uma eficiente demonstração de poder por parte Xialing, que promete se tornar uma grande ameaça no futuro da franquia.

Até as séries com premissas que tornam o envolvimento dos Dez Anéis menos óbvio abrem pelo menos um espaço para essa especulação. Protagonista de Cavaleiro da Lua, Marc Spector (Oscar Isaac) já atuou no passado tanto como mercenário quanto como militar. Seu passado como soldado e sua ligação com a divindade egípcia Khonshu fazem com que seja extremamente possível que o herói já tenha cruzado o caminho dos Dez Anéis, especialmente se sua força no Oriente Médio for historicamente tão grande quanto Homem de Ferro deu a entender. Enquanto isso, Invasão Secreta muito provavelmente contará com skrulls usando suas habilidades de transformação para entrar discretamente nas principais organizações e exércitos do mundo e o império armado criado por Wenwu dificilmente escaparia dessa influência se esse realmente for o caso.

Entre todas as especulações despertadas pelo MCU, as várias aparições dos Dez Anéis são as mais “fáceis” de se teorizar, dada as várias formas como o grupo pode se ligar com diferentes personagens. Ao mesmo tempo, elas são também as mais fáceis de se errar, justamente porque essa conexão parece uma resposta fácil demais a se fazer, especialmente levando em consideração os vários caminhos que a franquia promete tomar nos próximos anos.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.