Chadwick Boseman e Michael B Jordan em Pantera Negra/Marvel Studios

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Notícia

Wakanda aparece como parceiro comercial dos EUA em site oficial

País fictício teria sido incluído na lista para testes, mas acabou indo para o ar junto com territórios reais; erro já foi corrigido

Nicolaos Garófalo
19.12.2019
22h14
Atualizada em
19.12.2019
23h33
Atualizada em 19.12.2019 às 23h33

Lar do herói Pantera Negra nos quadrinhos e filmes da Marvel, o país fictício de Wakanda foi parar em uma lista oficial do governo dos Estados Unidos de parceiros comerciais. Em serviço do site do Departamento de Agricultura dos EUA, interessados podem calcular taxas de exportação e importação de produtos de países como Peru, Nicarágua, Coréia do Sul, Honduras e, até pouco tempo atrás, da terra natal do Rei T’Challa – veja abaixo:

Wakanda listado como parceiro comercial dos EUA no site do Departamento de Agricultura?

Em entrevista ao site NBCNews, um porta-voz do departamento afirmou que o território fictício foi incluído no portal durante uma fase de testes feita para garantir que todos os arquivos estavam operando corretamente e que “as informações de Wakanda deveriam ter sido removidas após os testes e já estão indisponíveis”.

Antes da viralização do caso, era possível ver as taxas de importação de nozes, vacas, batatas e outros itens de Wakanda para os Estados Unidos.

O próprio departamento fez piada com a gafe, compartilhando um GIF do filme Pantera Negra e reforçando que a relação com Wakanda "sempre será forte" - confira:

"Embora tenhamos removido o Reino de Wakanda da nossa lista de parceiros comerciais dos EUA, nossa relação sempre será forte. #WakandaForever"

Ryan Coogler foi confirmado como diretor e roteirista da sequência. Em outubro, foi divulgado que ele deve começar a trabalhar na história em 2019 e as filmagens são previstas para o começo de 2020. Pantera Negra 2 chega aos cinemas em 6 de maio de 2022.

Pantera Negra fez história ao se tornar o primeiro filme de super-heróis indicado ao Oscar de Melhor Filme - saiba mais. O filme chegou aos cinemas em fevereiro de 2018 e arrecadou US$ 1,3 bilhão na bilheteria mundial.