HQ/Livros

Lista

Miles Morales | Tudo o que você precisa saber sobre o novo Homem-Aranha

Relembramos a história do ex-Ultimate que agora é um dos astros do Universo Marvel

Marcelo Hessel
15.03.2016
21h16
Atualizada em
10.01.2019
12h31
Atualizada em 10.01.2019 às 12h31

Depois de passar cinco anos estrelando aventuras no Universo Ultimate da Marvel, o adolescente Miles Morales agora integra o Universo Regular da editora, e com a responsabilidade de ser ninguém menos que "o verdadeiro" Homem-Aranha, como diz em entrevistas o roteirista e criador do personagem, Brian Michael Bendis. Ao lado de Peter Parker (protagonista da tradicional HQ Amazing Spider-Man, que segue sendo publicada), o novato Miles, americano de ascendência portorriquenha, é um dos astros da editora hoje.

Não é preciso conhecer todos esses cinco anos de HQs para poder acompanhar a nova série Spider-Man, protagonizada por Miles e que já está em sua segunda edição lá nos EUA, mesmo porque muita coisa mudou no reajuste de cronologia que a editora deu ao final da saga Guerras Secretas. Mas saber os principais pontos dessa história ajuda a entender seu carisma e seu potencial, e também a entender de onde ele veio, e para onde pode ir.

Na galeria abaixo, listamos os 30 principais fatos da ainda curta vida de Miles Morales.

Na escola

None

Embora sua família não tenha condição de pagar uma escola de alto nível, Miles Morales entra para a Brooklyn Visions Academy depois que uma loteria seleciona novos alunos para o colegial. É lá que ele mora, embora na prática passe mais tempo na rua combatendo o crime.

A aranha

None

Miles é picado por uma aranha geneticamente modificada quando visitava (escondido do pai) a casa do seu tio, Aaron Davis, um criminoso que havia entrado na Oscorp para roubar segredos da organização e, sem saber, trouxe o espécime consigo na bolsa. Depois a relação de Miles e Aaron se torna o primeiro grande (e trágico) arco na vida do menino.

Primeiros poderes

None

Depois de ter sido picado por uma aranha geneticamente modificada, Miles começa a desenvolver poderes, que diferem um pouco daqueles de Peter Parker. Além de ganhar um toque que aplica choques, como ferroadas de veneno, Miles consegue ficar invisível. Nada de teias orgânicas, porém.

O primeiro a saber

None

Ganke Lee, o nerd coreano que é o melhor amigo de Miles no colégio, é a primeira de muitas pessoas a saber da identidade secreta do herói. Como colega de quarto, Ganke normalmente fica encarregado de encobertar as saídas noturnas do Aranha.

O primeiro ato de heroísmo

None

Como é tradição entre super-heróis (pelo menos em Nova York, com seus prédios antigos), o primeiro ato de heroísmo de Miles Morales é saltar em um prédio em chamas para resgatar uma garotinha. Já fica evidente o descaso de Miles Morales com sua identidade: ele não coloca nem um pano no rosto para evitar a fumaça.

Parker morre

None

Em um embate contra o Duende Verde, o Peter Parker do Universo Ultimate é morto. Como mesmo fora do Universo Regular da Marvel ninguém permanece morto por muito tempo, logo veremos uma reviravolta, mas num primeiro momento Miles Morales (que fica sabendo da notícia na escola e testemunha ao vivo os instantes finais) se choca com a revelação e se inspira em Parker para vestir um uniforme de Aranha.

O primeiro supervilão

None

Na primeira oportunidade de enfrentar um supervilão, dentro de uma instalação da SHIELD que mantinha Electro preso, Miles ataca com seu ferrão e impressiona Nick Fury e companhia. Depois, ter o aval e o apoio dos Supremos (os Vingadores do Universo Ultimate) serão fundamentais para sua carreira.

O uniforme

None

O primeiro efeito de ter impressionado a SHIELD: Miles Morales ganha da organização um uniforme próprio, com detalhes em vermelho e preto, que sempre causa inveja em Peter Parker quando os dois se encontram. Esse visual até hoje não tem mudado muito, e hoje no Universo Regular Miles usa um uniforme nos mesmos tons.

Primeiro nocaute

None

O primeiro vilão que Miles efetivamente derrota e nocauteia em combate é Ômega Vermelho. Nesse momento fica evidente que o poder mais eficiente do Aranha Ultimate é seu ferrão, embora sempre demore poucos segundos para descarregar no corpo do inimigo, uma vez inoculado.

Com grandes poderes...

None

Aaron Davis, o tio de Miles Morales, nunca foi um cidadão exemplar, mas ele fez as vezes de Tio Ben para ensinar ao Aranha Ultimate que grandes poderes trazem grandes responsabilidades. Aaron morre num duelo entre os dois, depois de tentar convencer o sobrinho mais uma vez a aderir ao mundo do crime.

A benção de May

None

May Parker e Gwen Stacy enxergam em Miles Morales um herdeiro legítimo do nome Homem-Aranha, e legam ao menino os disparadores de teia do falecido Peter Parker. É um dos momentos mais comoventes da primeira série de Morales, porque é a primeira vez, depois de 14 edições, que ele tem a oportunidade de soltar teias como o Homem-Aranha normal.

Jessica tem um segredo

None

No Universo Ultimate, Jessica Drew, a Mulher-Aranha, é um clone de Peter Parker. Esse é o segredo que ela divide com Miles Morales, e ambos se veem como vítimas de testes de laboratório. Os dois se tornam parceiros de missões e criam um laço próximo de mentora e aprendiz. 

Maria Hill sabe

None

No Universo Ultimate, Maria Hill se torna uma investigadora da polícia depois de passar pela SHIELD, é uma das primeiras pessoas a deduzir a identidade secreta de Miles Morales - que então percebe que não consegue guardar seus segredos tão bem como imagina.

Miles perde a mãe

None

Em um confronto com Venom dentro de um hospital, Rio Morales, a mãe de Miles, é morta por uma bala perdida que um policial havia disparado contra o simbionte. Assim como outras ameaças na HQ, Venom - na identidade do Dr. Conrad Marcus - também tem ligações com a Roxxon Industries, principal conglomerado do mal dessa fase Ultimate das histórias de Miles.

Spider-Man No More

None

A capa de Ultimate Comics: Spider-Man #23 - edição seguinte à morte da mãe de Miles Morales - homenageia o arco em que Peter Parker abandona o manto do Homem-Aranha, com a emblemática cena da lixeira. De luto, Miles Morales passa um ano sem assumir novamente a identidade do herói.

Kate Bishop

None

No salto de um ano que a HQ dá depois da morte de Miles, descobrimos que ele namora uma colega da escola, Kate Bishop (relacionamento que não dará muito certo depois). No Universo Regular, Kate é mais conhecida como a Gaviã Arqueira.

Uma equipe própria

None

Embora já tivesse participado de missões com os Supremos, Miles Morales só ganha uma equipe propriamente quando se reúne com a Mulher-Aranha para atacar de vez a Roxxon, o conglomerado industrial que tem feito testes com cobaias humanas atrás de supercriaturas. Bombshell e Manto & Adaga completam o grupo.

Rejeição

None

A primeira série mensal termina quando Miles decide contar para o pai que é o Homem-Aranha - embora sua mãe, ao morrer, tenha pedido que não o fizesse. De imediato o pai recrimina o filho pelas mortes de Aaron e Rio, e desaparece. Anteriormente, na HQ, o pai de Miles não escondia sua aversão a mutantes, vigilantes mascarados e outros super-heróis.

Homens-Aranhas

None

O primeiro encontro entre Miles Morales e o Peter Parker do Universo Regular aconteceu no crossover Spider-Men, em 2012, numa história envolvendo um portal entre as dimensões que Mysterio aproveitou para cometer seus crimes. Como sempre, de início os dois Aranhas suspeitam de clonagem e Miles termina sem sua máscara...

A benção de Parker

None

O crossover Spider-Men termina com o Peter Parker do Universo Regular dando sua benção para que Miles Morales continue combatendo o crime sob a identidade do teioso - uma cena que se repete até hoje, quando os dois se encontram, sempre brincando com o clássico lema dos grandes poderes...

Miles Morales do Universo Regular

None

A última página de Spider-Men sugere que já existe um Miles Morales no Universo Regular, e Peter Parker se espanta ao descobrir isso. Embora os fãs gostem de imaginar o que isso pode representar, as HQs nunca se aproveitaram desse gancho até agora.

Parker ressuscitado

None

A segunda e última série de Miles Morales no Universo Ultimate, intitulada Miles Morales: Ultimate Spider-Man, já começa com a volta do Peter Ultimate que todos julgavam mortos (e que de fato aparecia morrendo diante dos leitores). Como de costume, a explicação para a volta é desavergonhada (Parker diz que simplesmente despertou sem saber onde estava) e, depois de passar algumas páginas assombrado com a ideia de estar diante de um clone, Miles aceita o fato de que Peter não morreu mesmo.

Clone! Clone?

None

E depois de ver Peter Parker ressuscitado, Miles Morales realmente fica só com a ideia do clone na cabeça, e Brian Michael Bendis gasta gostosamente uma página para deixar isso claro, jogando com o temor dos fãs de que o Universo Ultimate teria sua própria Saga do Clone (o que não aconteceu).

Miles conta para Kate

None

Apaixonado por sua namorada, e depois de consultar metade do elenco de coadjuvantes da sua série, inclusive Mary Jane, Miles Morales se abre para Kate Bishop e revela ser o Homem-Aranha. O tiro não apenas sai pela culatra como Miles depois aprende que a família da namorada faz parte da HYDRA, no arco derradeiro dessa série.

Morre J. Jonah Jameson

None

O elenco de apoio tradicional do Homem-Aranha não dá muita sorte no Universo Ultimate. Depois de Venom matar Betty Brant, o Duende Verde assassina J. Jonah Jameson, que tentava se defender quando foi procurado em casa pelo vilão. Essa versão de Jameson, oposta à do Universo Regular, apóia o trabalho do Homem-Aranha e zela por sua identidade secreta (ou pelo menos apoiava...).

Duende Verde derrotado

None

Antes de Miles Morales e Peter Parker derrotarem o Duende Verde, que é dado como morto depois (a não ser que sobreviva a ser alvejado e carbonizado por Maria Hill), o vilão diz saber mais sobre o passado do menino, mas o Universo Ultimate chega ao fim sem que nada de muito concreto se construa nesse sentido. Continua valendo mais o acaso: Miles foi picado porque estava no lugar errado na hora errada.

A verdade sobre o pai

None

A relação problemática de Miles com seu pai vinha sendo desenvolvida desde a criação do herói, e ela é concluída com um longo flashback que atravessa mais de uma edição de Miles Morales: Ultimate Spider-Man, para contar o passado de Jefferson Davis. Descobrimos que ele odeia super-heróis porque foi convencido pela SHIELD a ser um agente duplo dentro da organização do Rei do Crime, e lá Jefferson testemunhou o pior que o homem pode fazer. Depois de narrar isso, o pai se reconcilia com seu filho.

Judge sabe

None

Colega de quarto de Miles e Ganke no colegial, Judge revela no fim que também sabia da identidade secreta do Homem-Aranha latino, apesar de todos os esforços para esconder a verdade. Miles Morales definitivamente precisa trabalhar melhor seus disfarces.

Um novo poder

None

Quando é preso por Doutor Destino e pela HYDRA, que tentam extrair de Miles seus poderes, o Homem-Aranha chega ao limite do esgotamento físico e descobre um novo poder, uma espécie de supernova do seu ferrão. Não dá para saber ainda que efeito isso tem num embate corpo a corpo, mas o efeito da descarga é suficiente para libertar Miles de sua redoma de energia e destruir o laboratório da HYDRA.

Capitão-Aranha

None

Antes de vermos o Aranha tomar o escudo do Capitão América no trailer de Guerra Civil, Miles Morales já havia feito isso na primeira edição de Spider-Man, a nova série do garoto, agora integrado ao Universo Regular. Miles chega com a página em branco; muita coisa do seu passado pode ter sido apagada e reescrita, então a cronologia hoje está aberta a interpretações.

A mãe de volta

None

Depois das Guerras Secretas, agora Miles Morales integra o Universo Regular; o Universo Ultimate foi destruído, e teve partes reconstruídas no nosso mundo. Essa reconstrução permite algumas correções de cronologia, como o fato de Rio Morales ser ressuscitada e agora ser a durona da família, enquanto o pai de Miles (que sabe da identidade secreta do Aranha) é mais mole com o filho. Como Miles havia caído nas graças do Homem-Molecular ao fim de Secret Wars, nada impede que ele tenha revivido a mãe de Miles para agradá-lo.

O Homem-Aranha latino

None

Embora tenha começado uma vida nova no Universo Regular, Miles Morales não deixa os velhos hábitos morrerem: mesmo avisado por Peter Parker, ele se deixa filmar com a máscara rasgada, e o público pode notar que o novo Homem-Aranha tem traços negros/latinos. Isso desagrada Miles, que pela primeira vez desde sua criação é chamado a dar uma opinião sobre o assunto e se mostra incomodado com estereótipos étnicos e raciais.