Game of Thrones | Habitantes de Dubrovnik reclamam de turistas fãs da série

Créditos da imagem: Game of Thrones/HBO/Reprodução

Séries e TV

Notícia

Game of Thrones | Habitantes de Dubrovnik reclamam de turistas fãs da série

Fãs ficam reencenando punição de Cersei na quinta temporada

Arthur Eloi
13.04.2019
13h12

Enquanto o turismo é uma ajuda econômica fundamental, é comum moradores de cidades altamente turísticas terem seu cotidiano perturbado por viajantes. Um caso recente é o de Dubrovnik, na Croácia - usada como locação para o Porto Real de Game of Thrones.

Uma matéria da Folha relata que os moradores próximos à Escada dos Jesuítas, um marco da cidade, já não aguentam mais serem incomodados por visitantes que reencenam a "Caminhada da Vergonha" de Cersei Lannister (Lena Headey) - com gritos de "Shame! Shame!" e alguns até mesmo tirando as roupas, assim como a Lannister foi forçada a passar na quinta temporada. O tumulto pela cidade é tanto que, segundo o texto, a população da cidade diminui de 5 mil habitantes para apenas 1.500 ao longo das últimas décadas, transformando os espaços de moradia em restaurantes, acomodações e outras atrações turísticas.

Ainda assim, Game of Thrones foi muito benéfica para Dubrovnik: o Instituto de Economia da Croácia aponta que, entre 2012 e 2015, o turismo movimentou €126 milhões na cidade, graças à 244 mil turistas - aumento de 15%-20% em razão do programa da HBO.

Omelete esteve na cidade de Dubrovnik para saber mais sobre a ascensão de Game of Thrones - assista tudo em nossa série de especiais sobre o programa.

A temporada final de Game of Thrones estreia em 14 de abril na HBO. O sinal do canal estará aberto em todas as operadoras durante a exibição do primeiro episódio - saiba mais.