Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)

Créditos da imagem: Cena de A Casa do Dragão (Reprodução)

Séries e TV

Lista

A Casa do Dragão | Conheça os dragões da Semeadura - e quem vai montá-los

Universo da série conta com nada menos do que seis criaturas sem montadores

Omelete
5 min de leitura
29.07.2024, às 16H06.

ATENÇÃO: Spoilers de Fogo & Sangue - e, potencialmente, A Casa do Dragão - a seguir!

Mais dragões para a batalha! O quinto episódio da segunda temporada de A Casa do Dragão preparou o terreno para um acontecimento bastante importante do livro Fogo & Sangue: a Semeadura. Nessa passagem da trama, o príncipe Jace busca resolver o problema da falta de dragões adultos que possam enfrentar o poderio dos Verdes, e para isso convoca pessoas de fora da família Targaryen - bastardos do sangue do dragão ou apenas quem tiver coragem o suficiente - para tentar domar as criaturas sem montador em Pedra do Dragão.

Mas quais dragões são esses? Na região da sede Targaryen, existem seis criaturas, todas elas adultas, que estão ao alcance de Rhaenyra e seus Pretos pois fizeram morada nas cavernas fumegantes da ilha. São eles três dragões cujos donos já morreram - Vermithor, Silverwing e Seasmoke - e três selvagens, nunca antes domados - Sheepstealer, Grey Ghost e Cannibal.

A seguir, vamos te contar tudo sobre cada um deles, e também revelaremos quem os monta no livro Fogo & Sangue, do qual a série tira muitas de suas deixas sobre a história de Westeros. Mas vale lembrar que tudo pode mudar na adaptação para as telas!

Vermithor

Antigo dragão do Velho Rei Jaehaerys (o antecessor de Viserys, que apareceu lá no comecinho da primeira temporada), Vermithor já participou rapidamente da série, em uma das cenas com Daemon nas entranhas de Pedra do Dragão. Ele é um dos maiores dragões vivos, com quase cem anos de idade e perdendo apenas para Vhagar na época da Semeadura. Sua couraça é bronze e bege, o que lhe rendeu o apelido de Fúria de Bronze. Além disso, ele é comumente visto como o par de Silverwing, com quem vivia sempre perto e enrolado.

Na Semeadura, ele aceita Hugh, o Martelo - o filho bastardo de um ferreiro - como seu novo montador. Saiba mais sobre o personagem.

Silverwing (ou Asaprata)

A dragão da Boa Rainha Alysanne era prateada e dócil, também já com quase cem anos no período da Dança dos Dragões. Uma fêmea, é recorrentemente caracterizada como o par de Vermithor - até porque os primeiros montadores de ambos eram um casal. Ela ainda não apareceu na série, mas já foi mencionada algumas vezes - a história mais famosa sobre a dragão é sua viagem ao Norte, quando foi até a Muralha com Alysanne mas se recusou a ultrapassá-la.

Ela aceita um novo cavaleiro durante a Semeadura: Ulf, o Branco, um homem de armas conhecido pela bebedeira.

Seasmoke (ou Fumaresia)

Um dos primeiros dragões a batalhar na série, Seasmoke era a montaria de Sor Laenor Velaryon e apareceu na temporada um quando lutou nos Degraus contra o Engorda-Caranguejos. Conhecido por sua beleza, o dragão cinza e branco é um jovem adulto na época da Dança, com tamanho três vezes menor que Vermithor. 

Ele é descrito no livro como “o orgulho e a paixão de Sor Laenor”, mas isso talvez seja o primeiro ponto de mudança canônica da série. Isso porque, segundo o que é apresentado nos livros de Martin, um dragão não aceita dois montadores ao mesmo tempo - ou seja, o antigo precisa morrer para que a criatura tome um novo. Porém, na série, Sor Laenor forjou sua morte e fugiu de Westeros, deixando o dragão sozinho.

Isso não é descrito no livro (embora não seja impossível de encaixar nas entrelinhas), e a série vai precisar tomar algumas decisões quanto à mitologia dos dragões em relação a Seasmoke e um novo cavaleiro - que, no livro, é Addam de Casco, bastardo da família Velaryon. Saiba mais sobre ele aqui.

Sheepstealer (ou Roubovelhas)

O primeiro dos dragões selvagens é o mais amigável deles. Descrito como o mais feio entre as criaturas, ele nasceu “quando o Velho Rei ainda era jovem” e tem cor de barro. Ficou conhecido pelo povo da região de Pedra do Dragão por apreciar a carne de cordeiro e atacar rebanhos nas proximidades, mas raramente ferir os humanos, embora já tenha comido alguns cães pastores. Sheepstealer é o mais fácil de lidar entre os três nunca montados, mas ainda é grande e feroz.

Em Fogo & Sangue, Sheepstealer é montado pela primeira vez na Semeadura, por uma garota chamada Nettles.

Grey Ghost (ou Fantasma Cinza)

O segundo dragão nunca montado é uma criatura quase nunca vista pelas pessoas - daí o nome “Fantasma Cinza”. Tímido e se mantendo longe da civilização, ele era um animal cinza-claro e branco, da “cor das brumas matinais”. Ele preferia comer peixes, e quando visto, normalmente era voando baixo acima do Mar Estreito para capturar as presas na água.

Grey Ghost não aceita um montador durante a Semeadura.

Cannibal

Por último, o mais temível entre todos. Com esse nome simpático, Cannibal era o maior e mais velho dentre os dragões disponíveis, com couraça preta como carvão e olhos verdes “doentios”, e haviam lendas (pouco creditadas) que diziam que ele havia chegado na região antes mesmo dos Targaryen. A criatura se alimentava de carcaças de outros dragões e atacava ninhos na região para comer seus ovos e filhotes. Além disso, é dito que seu covil é cheio dos ossos de homens que tentaram domá-lo - o que nunca aconteceu, nem durante a Semeadura.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.