Friends | David Schwimmer diz ter lutado por diversidade no elenco

Créditos da imagem: Friends/NBC Universal Television/Divulgação

Séries e TV

Notícia

Friends | David Schwimmer diz ter lutado por diversidade no elenco

Ator fala sobre a falta de atores não-caucasianos na produção

Julia Sabbaga
28.01.2020
10h43

Apesar de ser uma das séries mais aclamadas de todos os tempos, Friends já foi criticada diversas vezes pela falta de diversidade em seu elenco. Agora, David Schwimmer, que interpretou Ross na produção, falou sobre a questão, e disse ter defendido a escalação de atores de etnias diversas [via The Guardian]:

"Eu estava muito ciente da falta de diversidade, e fiz campanha para que Ross namorasse mulheres de outras etnias. Uma das minhas primeiras namoradas na série era uma mulher Asiática, e depois namorei uma Afro-americana. Foi algo muito consciente da minha parte".

Ainda, o ator defendeu a série por ser um produto de seu próprio tempo, elogiando certas narrativas que eram consideradas inovadoras:

"Você precisa ver no contexto do que a série estava fazendo na época", disse Schwimmer. "A verdade é que a série foi muito inovadora em sua época, pelo jeito que falava de modo casual sobre sexo, sexo com proteção, casamento gay e relacionamentos. O piloto era minha esposa me deixando por uma mulher e teve um casamento gay da minha ex com a sua esposa, que eu fui".

Considerada uma das comédias mais influentes, Friends teve 10 temporadas, transmitidas entre 1994 e 2005, com suas histórias e personagens entrando no imaginário popular e refletindo em produções como How I Met Your Mother, The Big Bang Theory e outras comédias produzidas nas últimas duas décadas.

A ideia para o resgate de Friends é reunir os atores clássicos em um especial não-roteirizado, com envolvimento dos criadores Marta Kauffman David Crane. O especial seria lançado no HBO Max, vindouro serviço de streaming da WarnerMedia. Porém, recentemente, o projeto chegou a um impasse; entenda.