Star Wars VIII | Estudo diz que ódio online foi campanha de trolls russos

Créditos da imagem: Lucasfilm/Divulgação

Filmes

Notícia

Star Wars VIII | Estudo diz que ódio online foi campanha de trolls russos

Apesar de críticas, Os Últimos Jedi foi o blu-ray mais vendido do ano

Julia Sabbaga
02.10.2018
08h03

Star Wars – Os Últimos Jedi foi marcado por uma divisão no público, e recebeu uma onda de críticas negativas surpreendente, principalmente para o filme mais vendido em blu-ray do ano e seu sucesso de bilheteria. Um novo estudo, publicado pela universidade USC Morton Bay, analisou o fenômeno, e concluiu que muito do ódio online direcionado ao filme foi resultado de uma campanha de trolls russos. 

Disponível aqui, o estudo explica que as críticas ao Episódio VIII foram feitas, em grande parte, por robôs ou ativistas políticos: "O resultado do estudo mostra que, entre os que direcionaram o diretor Rian Johnson no Twitter diretamente para expressar sua insatisfação, mais da metade era robôs, trolls ou ativistas políticos usando o debate para propagar mensagens políticas de apoio à extrema direita, além de discriminação de gênero, raça e sexualidade". 

Rian Johnson compartilhou a análise em seu Twitter, e comentou a conclusão: "Um pouco da pesquisa de Morten havia saído há um tempo e marcou manchetes. Aqui está o estudo na íntegra. Estou ansioso para ler, mas o que o resumo descreve é consistente com a minha experiência online". 

Uma das críticas mais chamativas em relação à Star Wars - Os Últimos Jedi foi feita em relação à atriz Kelly Marie Tran, que deixou as redes sociais após sofrer comentários racistas e machistas - leia mais. 

Sem título revelado até o momento, o Episódio IX de Star Wars chega aos cinemas em 20 de dezembro de 2019 com direção de J.J. Abrams.