Filmes

Artigo

Os fãs estão mandando no cinema?

Mudanças em produções recentes mostram que estúdios estão cada vez mais de olho na opinião do público

A cozinha
14.11.2019
15h21

O cinema é uma indústria e, como tal, leva em consideração a opinião do público na hora de fazer suas produções. No entanto, notícias recentes apontam que a participação dos fãs tem sido cada vez maior na tomada de decisão dos estúdios. O maior caso é o live-action do Sonic, que tem o ouriço feito por computação gráfica.

O primeiro trailer da produção foi lançado em abril deste ano, mostrando um visual que não agradou. Ao invés do conhecido traço cartunesco, o personagem ganhou linhas mais realistas, como olhos menores e dentes e gerou estranheza em quem o conhecia dos jogos e animações. Pouco tempo depois a produção foi adiada e o diretor Jeff Fowler confirmou que o visual tinha sido alterado. Agora, o personagem voltou com um novo visual, bem mais parecido com o que os fãs gostariam.

Outro caso surgiu com o lançamento do streaming Disney+, que conta com os filmes de Star Wars. Lançado em 1977, Star Wars: Uma Nova Esperança trazia uma cena em que Han Solo (Harrison Ford) era confrontado pelo caçador de recompensas Greedo na cantina de Mos Eisley. Na versão original, o contrabandista atira no rival, que pretendia entregá-lo para o gângster Jabba.

Uma segunda versão, lançada em 1997 e cheia de retoques do diretor George Lucas, mostrava Greedo dando o primeiro tiro, forçando Han a revidar. Essa mudança revoltou fãs da franquia, que por anos se uniram na campanha “Han atirou primeiro”, frase que teve apoio do próprio Ford. Agora, a disponibilização do Episódio IV na plataforma de streaming Disney+ trouxe uma nova mudança para a polêmica cena. Além do diálogo normal entre os personagens, agora Greedo tem uma nova fala: antes de atirar, o mercenário grita “Maclunkey!” – única fala do personagem que não recebe legendas. De acordo com a Disney, a versão presente na plataforma não foi alterada pelo estúdio, mas sim pela própria Lucasfilm antes de ser adquirida pela Casa do Mickey em 2012.

Por fim, outro assunto que voltou à cultura pop é o SnyderCut, a versão de Zack Snyder de Liga da Justiça. Nos últimos dias, o diretor voltou a postar imagens de sua versão, reacendendo a discussão de vários fãs que querem ver o tão comentado corte original. Além disso, Jason Momoa disse que o público “precisa ver” a versão e o editor de efeitos visuais afirmou que cenas foram finalizadas. Confira nossa live acima comentando sobre a influência dos fãs nas produções.