Monster Hunter | Diretor e Milla Jovovich se desculpam após polêmica na China

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Notícia

Monster Hunter | Diretor e Milla Jovovich se desculpam após polêmica na China

Longa foi retirado dos cinemas do país após cena considerada racista

Camila Sousa
08.12.2020
10h23
Atualizada em
08.12.2020
11h05
Atualizada em 08.12.2020 às 11h05

O diretor Paul W.S. Anderson, a protagonista Milla Jovovich e o ator Jin Au-Yeung se desculparam após Monster Hunter ser retirado dos cinemas da China por uma cena considerada racista.

Em comunicado ao Deadline, Anderson afirmou que: "Estou absolutamente devastado que uma linha do nosso filme, Monster Hunter, ofendeu parte do público na China. Me desculpo por qualquer ansiedade ou chateação que esse diálogo e sua interpretação causaram. Monster Hunter foi feito para ser um entretenimento divertido e estou mortificado que qualquer coisa nele causou uma ofensa não intencional. Nós respeitosamente removemos a frase do filme. Nunca foi nossa intenção enviar uma mensagem de discriminação ou desrespeito para ninguém. Ao contrário: em seu coração, esse filme é sobre união".

Já o ator Jin Au-Yeung, também conhecido como MC Jin, postou um vídeo nas redes sociais comentando a cena que é do seu personagem: "O filme Monster Hunter foi lançado recentemente na China e tem acontecido muita controvérsia por conta de uma frase que meu personagem diz. É uma pena que isso tenha escalado para este nível, especialmente porque a cena era para ser edificante. Senti necessidade de falar sobre isso porque o que está em jogo não é a minha carreira, mas algo ainda mais importante para o meu coração - as minhas raízes. Passei os últimos 20 anos usando minha plataforma para incluir e ser uma voz positiva na minha comunidade. Tenho e sempre terei orgulho da minha origem. Aos meus fãs chineses, agradeço todo o apoio e compreensão durante este período".

Milla Jovovich comentou a postagem, afirmando que: "Fico muito triste que você sentiu a necessidade de se desculpar. Você é incrível e sempre falou sobre o orgulho de sua origem chinesa. A frase que você improvisou no filme foi feita para lembrar as pessoas desse orgulho, não para insultar. Deveríamos ter pesquisado a origem histórica disso e essa culpa é 100% nossa, mas você não fez nada errado. Nenhum de nós jamais tinha ouvido essa referência dos joelhos. Você incluiu. Infelizmente foi um erro e a tradução chinesa não ajudou. Nós te adoramos, Jin, e estamos orgulhosos de termos trabalhado com você nesse projeto divertido e empolgante e espero que isso não o deixe triste. Foi nossa culpa não fazer nossa tarefa de encontrar a referência da Segunda Guerra que causou tudo isso. Nós te amamos, Jin".

Na cena em questão, o personagem interpretado por Jin Au-Yeung conversa com um colega. "Olhe os meus joelhos", diz Jin. "Que joelhos são esses?", pergunta o outro personagem. "Chi-nese", responde Jin, em inglês, dividindo a sílaba da palavra para fazer piada com a sonoridade de nese com a palavra knees, que em inglês, significa joelhos. Espectadores chineses se revoltaram com a cena, uma vez que a interpretaram como uma referência a "Chinese, Japanese, dirty knees", uma rima racista em língua inglesa utilizada para zombar de crianças de origem asiática. Após a exibição de algumas sessões no final da noite do dia 4, foi enviado um comunicado que o filme deveria ser retirado de todas as salas e que uma nova versão, sem a cena, seria preparada.

Baseado no fenômeno homônimo dos games, Monster Hunter conta a história da Tenente Artemis (Milla Jovovich) e seu esquadrão de elite. Juntos, eles são transportados para um mundo paralelo em que os territórios são controlados por monstros. Em meio ao caos e às tentativas de voltar para casa, o grupo se depara com um caçador misterioso (Tony Jaa) com habilidades únicas de sobrevivência. Os guerreiros se unem para lutar contra os monstros e encontrar uma forma de voltar para a casa.

O longa estreia no dia 25 de dezembro em outros países.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.