Michael Chapman, diretor de fotografia de Taxi Driver, Space Jam e mais (via Frederick M. Brown/AFP)

Créditos da imagem: Frederick M. Brown/AFP

Filmes

Notícia

Michael Chapman, diretor de fotografia de Taxi Driver, morre aos 84 anos

Cineasta trabalhou de clássicos de Scorsese à filmes infantis, como Space Jam

Arthur Eloi
21.09.2020
23h32

Michael Chapman, colega de Martin Scorsese e diretor de fotografia de Taxi Driver (1976) e Touro Indomável (1980), faleceu de insuficiência cardíaca. Ele tinha 84 anos de idade [via Variety].

Conhecido também como Chappy dentro da indústria, o cinematógrafo deixou sua marca em grandes clássicos do cinema. Logo cedo começou sua carreira como aprendiz de Gordon Willis, trabalhando como operador de câmera em O Poderoso Chefão (1972).

Mais tarde, em 1975, foi contratado por Scorsese para fazer a fotografia de Taxi Driver. Chapman retomou a parceria com o diretor em 1980, para Touro Indomável, que lhe rendeu indicação ao Oscar.

Chapman também comandou a fotografia de clássicos como Os Garotos Perdidos, Space Jam, Caça-Fantasmas II, Invasores de Corpos, Um Policial no Jardim de Infância e muito mais. Seu último trabalho foi em 2007, no filme infanto juvenil Ponte para Terabítia.

Michael Chapman deixa esposa, quatro filhos e quatro netos.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.