Foto de O Segredo de Brokeback Mountain

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Notícia

Live do Professor Hessel: Hollywood e o cinema gay

Confira os filmes que serão analisados

Marcelo Hessel
26.06.2020
11h35

Neste sábado (27) às 18h30 tem Live do Professor Hessel no no Facebook do Omelete, com o tema de Hollywood e o cinema gay.

Sabe a "cláusula de moralidade" que ameaça Cate Blanchett em Carol? Durante décadas, Hollywood operou sob um embargo jurídico parecido, enquanto o Código Hays ditou o que poderia ou não ser abordado no cinema para não corromper as pessoas com excessos de violência, sexo e demais "perversões". Os temas gays demoraram a ganhar Hollywood de fato, e só nos últimos 30 e tantos anos surgiram filmes estrelados por astros de prestígio sem receio de sofrer represálias por isso.

Na aula deste sábado (27) do Professor Hessel, vamos analisar - com base em três filmes, Carol (Netflix), O Segredo de Brokeback Mountain (Telecine Play) e Garotos de Programa (HBO Go) - como Hollywood opera uma reparação histórica a partir de uma produção que revisita gêneros "antigos", como o melodrama e o faroeste, para abordar o direito gay e a manifestação de suas pulsões e fantasias, ontem e hoje.

As aulas do Professor Hessel acontecem quinzenalmente! Fique ligado no Omelete para conferir todas as novidades.