Janet Yang

Créditos da imagem: Instagram/Divulgação

Filmes

Notícia

Janet Yang se torna primeira pessoa asiática a presidir a Academia do Oscar

Produtora assume comando da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entre outras mudanças

Omelete
2 min de leitura
02.08.2022, às 22H36

A produtora Janet Yang foi eleita a nova presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. De ascendência chinesa, ela se torna a primeira pessoa asiática a assumir o cargo na história, além de quarta mulher a presidir a instituição, depois de Fay Kanin (1979-1983), Cheryl Boone Isaacs (2013-2017) e Bette Davis (que pediu demissão após dois meses, em 1941).

Segundo a Variety, também foram escolhidos outros cargos de importância na Academia. Em nota, o CEO da instituição, Bill Kramer, afirmou: "Janet é uma líder estratégica tremendamente dedicada que tem um incrível registro de serviço à Academia. Estou honrado que ela irá assumir o estimado cargo de presidente da Academia e estou ansioso para trabalhar com ela em nossa visão compartilhada para servir aos nossos membros, celebrar as artes colaborativas e a ciência dos filmes, além de inspirar a próxima geração de cineastas".

Figura estabelecida em Hollywood, Yang já trabalhou com nomes como Oliver Stone e Kathryn Bigelow, e em filmes como O Povo Contra Lary Flint (1996) e A Caminho da Lua (2020). Ela é integrante da Academia desde 2002.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.