Destaques do mês de setembro

Créditos da imagem: Reprodução

Filmes

Lista

Novelão Homem-Aranha, Rambo polêmico e Brasil Vs X-Men: setembro na cultura pop

E mais: 80 anos de Batman, 25 anos de Friends e o fenômeno Fleabag - tudo o que você precisa saber para começar outubro

João Luis Jr.
30.09.2019
10h00
Atualizada em
29.09.2019
21h51
Atualizada em 29.09.2019 às 21h51

Esteve muito ocupado e não conseguiu se atualizar? Viajou para o interior e não tinha acesso à internet? Decidiu fazer um retiro voluntário das redes sociais para realinhar os seus chakras? Não tem problema, estamos aqui pra mostrar tudo que você precisa saber para começar outubro bem informado:

Você tem cinco minutos para ouvir a palavra de Fleabag?

Phoebe Waller-Bridge em foto de divulgação de Fleabag
Amazon Studios/Divulgação

Não bastasse a sua amiga que te recomendou Fleabag, o seu colega de trabalho que te recomendou Fleabag, o podcast que você ouvia que decidiu recomendar Fleabag e o ex que ao invés do tradicional “oi, sumida?” te mandou no meio da noite um “já viu Fleabag?”, o Emmy 2019 decidiu fazer de Fleabag a maior vencedora da noitealém de dar o prêmio de melhor série dramática para Game Of Thrones, possivelmente só de sacanagem, é difícil saber.

Com as estatuetas de Melhor Série de Comédia, Melhor Direção em Comédia, Melhor Roteiro em Comédia e Melhor Atriz em Comédia, a série criada, escrita e protagonizada por Phoebe Waller-Bridge, deixou para trás concorrentes como Veep e The Good Place e, ainda que já considerada encerrada pela autora, já desperta o interesse da Amazon para mais uma temporada. Porque sério, assim, só entre nós: Fleabag é muito bom, você deveria ver Fleabag.

I’ll still be there for you mesmo 25 anos depois

Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Ross e Chandler no episódio final de Friends
Warner Bros./Reprodução

Amada por uns, odiada por outros, discutida improdutivamente na internet por muitos e assistida na academia durante a esteira/bicicleta por todos, a série que conta as aventuras de Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Ross e Chandler completou em setembro 25 anos de sua estreia, mostrando que, mais do que um sucesso de público, se tornou um marco cultural.

Gosta de Friends e acha que é a melhor série já feita? Não gosta de Friends porque ela se passa num passado distópico onde existiam apenas 3 pessoas negras no planeta Terra? Independente do que qualquer um de nós pensa, um quarto de década depois essa sitcom lançada em 1994 ainda é importante o bastante para ser uma das principais armas na batalha entre serviços de streaming e com certeza não vai se tornar irrelevante tão cedo.

Parabéns para o Batman, um pouco menos de Parabéns para o Rambo

Batsinal e Stallone em Rambo Até o Fim
Reprodução

Mas não foram apenas os amigos do Central Perk que fizeram aniversário em setembro, já que o mês também foi marcado pelo “Batman Day”, a data escolhida para celebrar os 80 anos da criação do Homem-Morcego, ainda que sua primeira aparição tenha acontecido em maio de 1939 - mas não vamos cobrar muita coerência de um cara que se veste como um roedor voador para bater em pessoas problemáticas. Marcado por comemorações ao redor do mundo, a data teve até mesmo um batsinal iluminando a cidade de São Paulo, ainda que, segundo relatos, a criminalidade não tenha sido reduzida como o esperado.

E falando em veteranos, neste mês também tivemos um novo Rambo, com Até o Fim, o quinto – e provavelmente último – filme da franquia. O resultado porém, não agradou muito aos críticos, não está impressionando tanto na bilheteria e irritou até mesmo o criador do personagem, demonstrando que alguns heróis talvez não consigam envelhecer tão bem ou apenas tenhamos chegado a uma época em que estamos menos dispostos a ver John Rambo massacrando pessoas de variados grupos não-caucasianos.

Mr. Stark, I feel pretty good

Homem-Aranha em cena de Homem-Aranha: Longe de Casa
Sony Pictures/Reprodução

Pode tirar o uniforme vermelho e azul de dentro da gaveta, pode limpar os lançadores de teia, o seu "Peter tingle" (a atual nomenclatura cinematográfica do sentido-aranha) estava certo e o Homem-Aranha está de volta ao MCU

Duas grandes corporações finalmente resolvendo suas diferenças pelo bem dos fãs? Um sinal de que Deus existe e não quer ver Tom Holland interagindo com o Morbius de Jared Leto? Um grande teatro criado para mobilizar fãs e gerar publicidade? Seja como for, todo fã do Cabeça de Teia dorme mais aliviado sabendo que a melhor versão do Homem-Aranha até hoje nos cinemas segue não apenas dentro do universo Marvel como nas mãos de quem não tem interesse em gastar metade do filme falando dos pais dele.

Adeus Mercosul, Olá Irmandade dos Mutantes Malignos

Capa de House Of X
Marvel Comics/Reprodução

E após o Rio de Janeiro tentar censurar um gibi dos Vingadores é a vez do Brasil se tornar inimigo dos X-Men. Ou ao menos foi isso que aconteceu nas páginas da edição #5 de House Of X, o novo título dos mutantes escrito por Jonathan Hickman, onde o nosso país faz parte do grupo de nações que se posicionaram contra a criação de uma nação soberana de homo-superiors na ilha de Krakoa.

Resta agora esperar quais as próximas surpresas do conflito Brasil x Marvel. Homem-Aranha será proibido de pisar em Goiás? Os Guardiões da Galáxia enfrentarão Ronaldinho Gaúcho no seu próximo filme? No ritmo que 2019 está nada disso soa exatamente impossível, vamos admitir.