Montagem com uma cena de Princesa Mononoke e uma foto de Harvey Weinstein

Créditos da imagem: Divulgação/Studio Ghibli/Angela Weiss/AFP

Filmes

Notícia

Harvey Weinstein ameaçou processar Studio Ghibli por causa de Princesa Mononoke

Produtor exigiu que filme tivesse sua duração reduzida

01.06.2020, às 23H59.

O produtor Harvey Weinstein ameaçou processar o Studio Ghibli por causa da duração do filme Princesa Mononoke. A ameaça foi revelada por Steve Alpert, ex-chefe da divisão internacional do estúdio, em sua biografia Sharing a House with the Never-Ending Man: 15 Years at Studio Ghibli (via CBR).

Na época, Harvey Weinstein era o chefão da Miramax, produtora que negociou os direitos de distribuição do filme nos EUA. Mesmo com a famosa regra em não aceitar que seus filmes sejam reeditados após a desastrosa experiência com o primeiro lançamento de Nausicaä do Vale do Vento, Weinstein exigiu que o filme tivesse sua duração original de 135 minutos reduzida para 90. Após a recusa de Hayao Miyazaki, o produtor norte-americano teria entrado em estado de cólera. “Se você não cortar a p**** do filme você nunca vai trabalhar nessa p****de indústria de novo! Você tá me entendendo, c******? Nunca”.

Porém, o Studio Ghibli manteve sua posição e se recusou a editar o filme, que chegou aos cinemas em sua duração completa. Segundo o jornal britânico The Guardian, o episódio deu origem à lenda de que a resposta de Miyazaki ao chilique de Weinstein teria sido o envio de uma espada samurai com um bilhete escrito “sem cortes” grudado na lâmina.

O ex-produtor de Hollywood foi condenado a 23 anos de prisão por estupro e crimes sexuais. A pena é referente ao julgamento na cidade de Nova York, sendo que ela pode aumentar com o processo em andamento em Los Angeles. Em decisão unânime, o júri sentenciou Weinstein como culpado por estupro e atos sexuais criminosos em duas de cinco acusações.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.