Globo de Ouro

Créditos da imagem: Emma McIntyre/Getty Images via AFP

Filmes

Artigo

Globo de Ouro 2023 | Astros permanecem em silêncio após anúncios das indicações

Indicados à premiação foram anunciados na manhã de hoje (12)

Omelete
3 min de leitura
12.12.2022, às 16H05

No calendário da temporada de prêmios é fácil perceber quando as indicações de qualquer premiação são anunciadas: seja pela multidão de tuítes e comentários da web, ou pela celebração dos indicados. Lembram da Ana de Armas dançando após ser indicada por Entre Facas e Segredos ou de uma Courteney Cox emocionada após ser lembrada pela Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA)? Bom, isso não aconteceu este ano com as indicações ao Globo de Ouro 2023, premiação que foi de uma das mais respeitadas entre as figuras de Holywood a uma espécie de elefante branco na sala. 

Claro, também não foi da noite para o dia que a premiação simplesmente perdeu seu prestígio: desde 2019, a comissão responsável pelos globos vem sido alvo de ataques pela falta de isonomia da premiação. Em uma matéria do jornal Los Angeles Times, por exemplo, a Associação foi acusada de receber presentes em troca de indicações ao Globo de Ouro, com a reportagem revelando que a Netflix presenteou diversos membros com viagens de luxo à Paris, antes da série Emily In Paris receber suas 2 indicações no prêmio em 2020. A produção da plataforma foi mal-recebida pela crítica e suas indicações chegaram a ser questionadas por uma roteirista da própria série.

Outro ponto que prejudicou a imagem da HFPA foi a falta de diversidade entre os votantes e indicados, algo extremamente vexatório considerando que desde 2015 a indústria passou a prestar mais atenção à representatividade graças a movimentos como o #OscarsSoWhite. Mesmo assim, o Globo de Ouro permaneceu vivo, mas respirando com ajuda de máquinas: a última cerimônia realizada em 2021, por exemplo, registrou a pior audiência da história do prêmio. Tom Cruise também decidiu devolver os três prêmios que já havia recebido da sigla (nesta manhã, o astro foi esnobado por Top Gun: Maverick, mesmo com o filme indicado a melhor drama). 

O estrago esteva feito. A HFPA entrou em uma crise medonha, a ponto de cancelar a premiação de 2022. Embora tudo parecesse perdido, a comitê anunciou a adição de novos membros, adotou uma postura contra "mimos" de estúdio e tentou se defender de todas as acusações que prejudicaram a imagem do prêmio. Mas mesmo com todas as mudanças, Hollywood ainda não parece ter perdoado a Imprensa Estrangeira de Hollywood por seus erros. O silêncio dos indicados nesta manhã deixou claro. 

Embora alguns astros como Hugh Jackman, Rihanna e Barry Keoghan tenham agradecido à lembrança, claramente não foi a mesma coisa. A pergunta que agora fica no ar é como esse silêncio vai se traduzir no dia da premiação em si: quem é que dará as caras no tapete vermelho? Sei de pelo menos uma pessoa que não vai

O Globo de Ouro acontece em 10 de janeiro de 2023.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.