Filmes

Notícia

Gary Kurtz, produtor da trilogia clássica de Star Wars, morre aos 78 anos

Kurtz participou dos Episódios IV e V

Camila Sousa
24.09.2018
14h22

De acordo com o CBR, Gary Kurtz, produtor dos filmes clássicos de Star Wars, morreu aos 78 anos no último domingo (23). O site diz que ele lutava há um ano contra o câncer. A informação foi confirmada por sua página oficial no Facebook:

Foto de bastidores de Star Wars/Lucasfilm/Divulgação
Bastidores de Star Wars/Lucasfilm/Divulgação

“Gary Kurtz foi considerado por muitos como um pioneiro da indústria do cinema e um mestre na arte de filmar. Ele sempre encontrava oportunidades para dividir seu extenso conhecimento da indústria com cineastas em formação ou qualquer um em busca de conhecimento. Ele era um humanitário e um cavalheiro; alguns já disseram que ele foi uma almas mais gentis na profissão do cinema, modesto e humilde, um homem único”, diz parte do texto.

Gary Kurtz nasceu em 1940 em Los Angeles. Ele foi produtor de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977) e Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980). Em 1978, foi indicado ao Oscar pelo Episódio IV e ganhou outra indicação em 1974 por Loucuras de Verão, também dirigido por George Lucas. Um de seus trabalhos mais recentes é a série Friends and Heroes, que produziu em 2007.