Michael Keaton em Batman: O Retorno

Créditos da imagem: Batman: O Retorno/Warner Bros/Reprodução

Filmes

Lista

8 filmes de ação que se passam no Natal

Duro de Matar, Máquina Mortífera, Rambo e mais

Fábio de Souza Gomes e Arthur Eloi
24.12.2019
09h52
Atualizada em
24.12.2019
10h04
Atualizada em 24.12.2019 às 10h04

Natal é uma época de perdão, amor e... metralhadoras? Nos anos 1980 e no início dos anos 1990, diversos filmes de ação se passavam no feriado. Muitas vezes, a data não fazia a menor diferença no roteiro, mas mesmo assim ainda estava lá para dar um detalhe especial aos longas.

De John McClane indo para festa da empresa de sua esposa até Rambo lutando contra uma cidade, confira oito filmes de ação que se passam no Natal:

Duro de Matar (1988)

Bruce Willis em Duro de Matar
Duro de Matar/20th Century Fox/Reprodução

“Agora eu tenho uma metralhadora. Ho-ho-ho”, diz John McClane (Bruce Willis) para o Hans Gruber (Alan Rickman). Provavelmente um dos maiores clássicos da ação natalina de todos os tempos, o filme mostra o policial interpretado por Willis tentando se reconectar com sua esposa durante a festa de Natal da empresa dela, mas acaba encontrando um bando de terroristas. 

Máquina Mortífera (1987)

Mel Gibson e Danny Glover em Máquina Mortífera
Máquina Mortífera/Warner Bros/Reprodução

O primeiro filme da franquia estrelada por Mel Gibson e Danny Glover não conta com tantas citações ao Natal quanto Duro de Matar, mas também se passa no feriado. Logo na primeira cena em que conhecemos o Riggs de Gibson, ele está em uma venda de árvores de Natal tentando prender traficantes de drogas. Não bastando, no final do filme Riggs finalmente se conecta com Murtaugh e passa o feriado na casa do parceiro. 

Batman: O Retorno (1992)

Michael Keaton em Batman: O Retorno
Batman: O Retorno/Warner Bros/Reprodução

O segundo filme do Homem-Morcego dirigido por Tim Burton conta com alguns dos vilões mais marcantes da história do Batman no cinema: a Mulher-Gato e o Pinguim. E os dois decidem destruir Gotham justamente durante o Natal! Árvores e decorações aparecem ao longo do filme e uma das últimas falas do Cavaleiro das Trevas é ele desejando Feliz Natal a Alfred.

Duro de Matar 2 (1990)

Bruce Willis em Duro de Matar 2
Duro de Matar 2/20th Century Fox/Reprodução

A franquia quase virou uma celebração do Natal recheada de armas e destruição. O segundo filme leva o policial de Bruce Willis a um aeroporto, onde ele acaba destruindo um exército de terroristas sozinho. Nada mostra mais o espírito do feriado do que o ator descarregando sua arma em um monte de vilões. 

Rambo – Programado Para Matar (1982)

Sylvester Stallone em Rambo - Programado Para Matar
Rambo - Programado Para Matar/Orion Pictures/Reprodução

Sim, Rambo também se passa no Natal. O primeiro filme da franquia, que foi lançado em 1982, também pode ser considerado um filme de Natal. A cidade de Hope, onde o personagem interpretado por Sylvester Stallone acaba chegando, está totalmente decorada para o feriado. 

Rocky IV (1985)

Sylvester Stallone e Dolph Lundgren em Rocky IV
Rocky IV/MGM/Reprodução

Após ver Apollo Creed (Carl Weathers) ser assassinado no ringue pelo Russo, Rocky (Stallone) marca uma revanche na casa do oponente em plena noite de Natal. O resultado é Drago levando uma surra natalina que lhe deixaria desejando vingança por mais de 30 anos.

Stallone: Cobra (1986)

Stallone: Cobra/Warner Bros/Reprodução

Já podemos declarar Sylvester Stallone como um ícone natalino, certo? O brutamontes estrelou outro filme de ação ambientado durante as festas de fim de ano com Cobra, clássico da violência oitentista. É fácil de deixar passar os cenários quando existem coisas muito mais marcantes, como Stallone soltando a clássica fala: "você é um cocô, e eu vou matar você."

Invasão USA

Chuck Norris em Invasão USA
Invasão USA/Canon/Divulgação

Canon Films, produtora de Roger Corman, é líder absoluta dos filmes b de ação - e parece ter certa afinidade pelo período de natal. Além de Stallone: Cobra, outro clássico da empresa é Invasão USA. Como o nome sugere, a trama acompanha um grupo de terroristas de várias nacionalidades invadindo os Estados Unidos. O dia que eles escolheram para o atentado? A noite de natal. O obstáculos que eles não previram? Chuck Norris. Nada traz melhor o espírito natalino do que ver o brucutu definitivo do cinema descendo bala e frases de efeitos em doses iguais.