Filmes

Notícia

Festival de Veneza assina documento de paridade de gênero

Festival de Cannes e Locarno se comprometeram com a causa

31.08.2018, às 18H09.
Atualizada em 31.08.2018, ÀS 18H27

Os organizadores do Festival de Veneza, Paolo Baratta e Alberto Barbera, assinaram um documento se comprometendo a estabelecer parâmetros para alcançar a igualdade de gênero dentro do evento. O compromisso assinado nesta sexta-feira (31) em Veneza já foi firmado por Cannes, Locarno e Sarajevo.

Facebook/Reprodução

De acordo com Deadline, são três os principais objetivos: transparência quanto aos detalhes da seleção de filmes; transparência sobre a estrutura dos comitês de seleção e da administração; e o aumento da presença das mulheres na estrutura da organização.

"É perceptível que as mulheres não estão bem representadas. Nosso trabalho como selecionadores é identificar o melhor em termos de qualidade. Não acredito em cotas... o que conta é a qualidade. A única coisa que importa é o que está dentro do frame, não o que está fora", afirmou Barbera.

O documento também define que no próximo ano o festival terá um painel dedicado à igualdade de gênero para analisar a situação da mulher no cinema.

Novamente, esta edição do festival foi alvo de críticas por ter apenas uma produção comandada por uma mulher na competição. Diante desse cenário, o presidente do júri, Guillermo del Toro, defendeu a igualdade de gênero na abertura do evento - saiba mais.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.