Chloé Zhao e Frances McDormand nos bastidores de Nomadland

Créditos da imagem: Searchlight Pictures/Divulgação

Filmes

Notícia

Diretoras comandaram apenas 12% dos 100 maiores filmes de 2021, aponta estudo

Embora Chloé Zhao tenha levado um Oscar, representação feminina na direção caiu quatro pontos percentuais

Mariana Canhisares
03.01.2022, às 10H52

O número de diretoras à frente de grandes filmes caiu em 2021. De acordo com o estudo anual Celluloid Ceiling, do Center for the Study of Women in Television & Film, as mulheres representaram apenas 12% das ocupantes da cadeira de direção dos 100 maiores filmes do ano, quatro pontos percentuais a menos do que em 2020. Quando se amplia o escopo para os 250 maiores filmes, elas passam a representar 17% -- ainda assim, um ponto percentual a menos do que o percebido na pesquisa anterior (via Hollywood Reporter).

É curioso observar estes resultados justamente em um ano em que o Oscar de direção ficou com Chloé Zhao, e enquanto outra mulher, Jane Campion, desponta como favorita para a edição deste ano do prêmio.

"Basear nossas percepções sobre como elas estão se saindo nos merecidos louros de algumas poucas mulheres de destaque podem nos levar a conclusões imprecisas sobre a situação feminina no emprego", explicou a fundadora e diretora-executiva do Centro de Estudos, Martha Lauzen, sobre a ironia dos dados.

Já nos bastidores, as mulheres ocuparam 21% dos empregos nos 100 maiores filmes, a mesma porcentagem do ano anterior, e 23% quando amplia a pesquisa para 250 títulos. Observa-se aí um aumento das ocupantes nas posições de produtoras e produtoras-executivas, mas nada mudou nos cargos de roteiristas, editoras e diretoras de fotografia.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.