Juno

Créditos da imagem: Fox

Filmes

Notícia

Diablo Cody diz que Juno ser visto como anti-escolha lhe "aterroriza"

Filme foi lançado em 2007

Omelete
2 min de leitura
Bia Vaccari
18.07.2022, às 09H47
ATUALIZADA EM 18.07.2022, ÀS 10H28
ATUALIZADA EM 18.07.2022, ÀS 10H28

As discussões sobre o direito ao aborto nos Estados Unidos têm ficado cada vez mais frequentes após a derrubada da decisão Roe v. Wade pela Suprema Corte no fim de junho. Diablo Cody, diretora de Juno, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original em 2007, refletiu sobre o legado do longa nos dias atuais — uma história sobre uma adolescente que fica grávida e decide dar o bebê para adoção.

"Sou enfaticamente pró-escolha e tenho sido toda a minha vida. E é importante para mim deixar isso claro", declarou a diretora ao The Hollywood Reporter (via IndieWire). "Mas, você sabe, eu consigo entender por que as pessoas entenderiam mal o filme. Olhando para trás, posso ver como isso pode ser percebido como anti-escolha. E isso me aterroriza."

"Quando olho para trás na época em que escrevi o roteiro, me sinto melancólica, porque nunca me ocorreu que meus direitos reprodutivos pudessem estar em perigo. Se alguém tivesse me dito na época – como uma feminista despreocupada, mais jovem, da terceira onda – que em 2022, Roe v. Wade seria derrubada, eu estaria aterrorizada e assumiria que estamos entrando numa distopia inconcebível."

Ela continua: "Na época, parecia impossível. Eu dei valor a Roe, e muitos de nós o fizeram. Eu estava apenas criando; Eu nunca pretendi que o filme fosse qualquer tipo de declaração política. Não consigo imaginar ser tão inocente novamente.”

Juno é estrelado por Elliot PageMichael CeraJennifer GarnerJason BatermanJ. K. Simmons entre outros. O filme está disponível no Prime Video.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.