Filmes

Lista

5 filmes nacionais para ver pelo menos uma vez na vida

A Omelista de hoje é em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro

20.06.2021, às 15H12.
Atualizada em 20.06.2021, ÀS 16H03

O último sábado, 19 de junho, foi comemorado o Dia do Cinema Brasileiro! Por isso, a Omelista de hoje é pra celebrar algumas obras subestimadas do nosso cinema. Que tal se em vez de comemorar essa data revendo Cidade de Deus, O Auto da Compadecida ou Bacurau, você não desse chance pra algum outro filmão menos falado do nosso cinema?

Vem conhecer os cinco filmes que separamos:

O Animal Cordial

Cena de O Animal Cordial
Divulgação

Dirigido por Gabriela Amaral Almeida, o filme conta a história de um gerente de restaurante que acaba surtando durante um assalto ao estabelecimento. A partir daí rola todo tipo de atrocidade: tortura, tiro na cara e... Murilo Benício de mullet.

É um filme cheio de comentários sociais, especialmente sobre terror de classe, mas ele é bem sutil nesse sentido. A mensagem fica mais clara através do próprio terror.

Se você é fã de slasher estadunidense ou do giallo italiano, vale bastante a pena assistir Animal Cordial, que mistura essas referências com elementos bem relevantes do Brasil. 

Disponível na Netflix.

Tito e os Pássaros

Cena da animação Tito  os Pássaros
Divulgação

Tito é um garoto tentando encontrar a cura para uma epidemia de medo e, para isso, ele embarca numa aventura com mais dois amigos.

É uma história bonita e, apesar de ser pensada pro público infantil, também tem tudo pra agradar os adultos que forem assistir procurando entretenimento despretensioso.

Mas é a estética o grande trunfo de Tito e os Pássaros. Dá pra captar essa referência de expressionismo alemão lá dos anos 20, graças aos cenários todo angulares e jogo de sombra e luz --que não é um estilo que a gente vê todo dia em desenhos.

Disponível no Telecine.

O Beijo no Asfalto

Cena de O Beijo no Asfalto (1980)
Divulgação

Nessa história de Nelson Rodrigues, um homem se vê alvo de um escândalo após beijar um outro homem, que foi vítima de atropelamento e, como último desejo, pediu para receber um beijo na boca.

Essa trama sobre preconceito e hipocrisia foi adaptada três vezes para o cinema, mas recomendamos especialmente a de 1980, dirigida por Bruno Barreto e protagonizada por um elenco incrível, que inclui Ney LaTorraca e Tarcísio Meira.

Disponível no Looke.

 

Cabras da Peste

Cena de Cabras da Peste, filme da Netflix
Divulgação

Cabras da Peste é um buddy cop (daquelas comédias policiais) protagonizado por Edmilson Filho e Matheus Nachtergaele. Os dois são policiais que saem à procura da cabra Celestina. 

Edmilson Filho manda muito bem no filme. Além de ser muito engraçado, ele pratica kung fu e taekwondo desde jovem, e até já tinha mostrado um pouco da sua experiência em O Shaolin do Sertão, mas surpreende muito neste novo filme. 

Cabras da Peste também pega referência dos filmes de ação chineses, mas consegue unir tudo de um jeito que, no fim das contas, fica com muita cara de Brasil mesmo. 

Disponível na Netflix

Divino Amor

Cena de Divino Amor, filme com Dira Paes
Divulgação

Este filme é um drama de ficção-científica sobre uma religião que gira em torno do amor.

Parece brega, mas como bom sci-fi ele é cheio de elementos criativos, como um drive-thru de oração, cultos em forma de raves, e trocas de casais como expressão de louvor ao amor.

O longa estreou no Festival de Sundance em 2018 e fez muito barulho. Segundo a Hollywood Reporter, ele foi um dos melhores do festival naquele ano. Já o Polygon disse que Divino Amor é pra quem tá cansado de ver sempre as mesmas distopias futuristas.

Este sci-fi religioso tem um ritmo meio lento, mas vale a pena, porque você jamais vai ver em nenhum filme estrangeiro a Dira Paes numa rave pregando o amor, em um futuro todo neon e rosa.

Disponível para compra e aluguel nas plataformas digitais. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.