DVD e Blu-ray

Notícia

Já vimos A Piada Mortal! Animação mantém a ambiguidade da HQ

O texto abaixo contém spoilers!

20.07.2016, às 14H13.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H35

O Omelete teve a oportunidade de assistir nesta quarta-feira a A Piada Mortal, animação da Warner Bros. baseada na HQ de Alan Moore e Brian Bolland, que terá um dia de exibição nos cinemas brasileiros, em 25 de julho (leia mais). A expectativa era grande não apenas por se tratar de uma das histórias mais importantes do Batman mas também por conta do controverso desfecho, que deixa margem a interpretações.

None

O texto abaixo contém spoilers.

O longa-metragem mantém a estrutura e as principais viradas da HQ de 1988 - a trama cruzada com flashbacks para contar a origem do Coringa, o disparo contra Barbara Gordon, a tortura de Jim Gordon - mas adiciona uma interessante trama para mostrar por que Barbara deixou de atuar como a Batgirl e voltou a ser apenas a filha do comissário de polícia. É um episódio de caçada a um gângster que demonstra ter predileção pela Batgirl.

Essa trama, escrita por Brian Azzarello, abre o filme e não se limita a registrar os dias de vigilante da adolescente e sua relação de mentor e aprendiz com o Morcego (elemento importante para ampliar o impacto sobre Batman do ataque de Coringa a Barbara). Não é também apenas pensada para engrossar a duração do filme e render um longa-metragem. O que Azzarello faz é cruzar um limite que poucas HQs de super-heróis se permitem (não vamos falar explicitamente aqui o que acontece), mas que está em sintonia com o que Alan Moore propõe no seu revisionismo do gênero dos super-heróis nos anos 1980.

Se essa adição à história tira ou não de A Piada Mortal seus sentidos originais, é uma discussão que pode surgir a partir de agora. Uma discussão que não se encerrará, porém, e que já persiste desde que a HQ saiu, é se o Batman realmente mata o Coringa no final. O filme não elucida nada e preserva a ambiguidade com que os quadros foram publicados originalmente: o Morcego coloca as mãos sobre os ombros do palhaço, eles riem juntos, a risada do Coringa se interrompe. No filme, não há a luz dos faróis das viaturas nem o barulho da sirene, apenas a risada do Batman, que permanece por mais alguns intantes depois que o palhaço se emudece. Então a câmera se vira para baixo, enfocando reflexos numa poça d-água.

Em alguns pontos, a HQ é mais clara em relação à morte do Coringa (a mão aberta, inerte, e a simbologia da luz que se apaga na poça d-água), e em outros é o filme que parece mais claro (fica evidente que a risada do Coringa é interrompida). De qualquer forma, no posfácio da edição recolorizada de 2008, Bolland dá mesmo a entender que Coringa é morto, elemento que não consta literalmente do roteiro original de Moore, diz a lenda, porque a DC não aprovaria a história se a cena estivesse descrita com todas as letras.

None

Agora nas telas, e com a firme colaboração de Azzarello, A Piada Mortal deve gerar ainda mais discussão.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.