Filmes

Artigo

O lançamento do SnyderCut será algo positivo ou negativo?

Colocamos a decisão da Warner na balança

A cozinha
03.06.2020
17h37

A Warner confirmou o lançamento do SnyderCut de Liga da Justiça para 2021 gerando muitas controvérsias. Enquanto parte do público comemorou a possibilidade de ver as cenas pensadas por Zack Snyder, outros acham que o lançamento é desnecessário e não faz mais sentido com o momento atual da DC.

Por um lado, não há como negar que a versão de Liga da Justiça que chegou aos cinemas desagradou bastante. A produção não teve a emoção esperada pelos fãs com a união da equipe e isso é um ponto positivo para o SnyderCut, que pode trazer ideias mais autorais e coerentes do que foi mostrado nos cinemas. O lançamento também pode finalmente tirar a dúvida se o estúdio fez certo ao trazer um novo diretor, ou se o projeto de Snyder também não era tão bom assim.

Entretando, o lançamento também pode ser um retrocesso em termos do novo momento que a DC vive nos cinemas. Após deixar de lado a visão de Snyder, o estúdio evoluiui em suas produções, entregando temas e direções diferenciadas em Aquaman, Shazam! e Aves de Rapina, por exemplo. Trazer de volta o SnyderCut pode significar uma volta a esse lugar de seguir um mesmo universo, sem deixar que coisas novas sejam feitas.

Vale lembrar que, por causa do suicídio de sua filha, Zack Snyder abandonou Liga da Justiça em 2016. Joss Whedon assumiu as filmagens depois da saída, mas a reação negativa em torno do filme estimulou os rumores em torno da versão original do longa, já que muito material planejado pelo cineasta não entrou na versão final, além do tom ser inconsistente. O filme foi lançado em novembro de 2017 e arrecadou cerca de US$ 657 milhões no mundo, enquanto esteve em cartaz.

Desde então surgiu a campanha Release The Snyder Cut, que pedia pela mitológica versão do diretor. Não só o público mais fiel apoiou, mas também os atores, como Gal Gadot (Mulher-Maravilha) e Jason Momoa (Aquaman). Após muito tempo, a Warner confirmou o lançamento do SnyderCut para 2021 no HBO Max, streaming do grupo Time Warner.