Filmes

Entrevista

Omelete Entrevista: Saoirse Ronan

Atriz fala sobre as filmagens de Um Olhar do Paraíso

19.02.2010, às 13H00.
Atualizada em 03.11.2016, ÀS 18H01

Nova-iroquina criada na Irlanda, como se percebe pelo exótico sotaque, Saoirse Ronan (pronuncia-se sur-shuh) foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante pelo seu ótimo trabalho em Desejo e Reparação e daí para trabalhar no novo filme de Peter Jackson foi um pulo. Na entrevista com o nosso correspondente em Los Angeles, Steve Weintraub, editor do Collider, ela fala sobre Twitter, um dia marcante nas filmagens e as roupas que teve de usar.

Veja o vídeo abaixo ou na Galeria de Vídeos ou leia a transcrição feita pela Carina Toledo:

Eu quero tentar te perguntar algumas coisas que ninguém te perguntou.

Saoirse Ronan: Ah, que bom. 

Eu vou tentar. Como esse processo promocional tem sido para você? Eu sei que você esteve em Londres, esteve em vários lugares. 

Sim. Tem sido muito, muito corrido. Eu gosto de ir a lugares diferentes e é legal quando você vai a um lugar diferente todos os dias. Mas é um pouco cansativo, e o jet lag não ajuda. Eu cheguei aqui à 01:00 esta manhã, então... 

Isso é meio puxado, na verdade. 

É, é bem puxado, bem puxado. Mas eu estou bem. 

Quando você é jovem você consegue, sabe, superar. 

Sim, vou superar. 

Ok, então vamos falar sobre Twitter e Facebook. Você está em algum dos dois? Você se interessa por algum dos dois?

Bom, durante um bom tempo eu não acreditava em nenhuma dessas coisas, achava que era uma bobagem. Mas eu decidi experimentar o Twitter porque eu soube que Stephen Fry estava lá, e ele é legal e muito inteligente. Então pensei "Ok, se ele está fazendo, então eu deveria fazer também". Então sim, estou no Twitter e no Facebook, mas o Facebook é só para as pessoas que eu conheço, e o Twitter é para todo mundo. Qualquer pessoa pode me seguir. 

Eu já conversei com muitos atores que estão no Twitter e todos eles falam sobre como... Algumas pessoas escrevem qualquer coisa que elas estão pensando e outras realmente escolhem cada vírgula e cada palavra. Que tipo você é?

Eu estou meio que no meio. Eu acho que é meio ridículo que as pessoas twittem a cada dois minutos sobre o que estão fazendo. "Oh, estou comendo um sanduíche agora. Estou mordendo o sanduíche, estou engolindo o sanduíche" - é meio, sabe, bobo. 

Totalmente. 

Mas tenho twittado bastante enquanto estou em turnê. E eu acho que estar nessa turnê promocional é mais emocionante que minha vida normal. Então é, tenho dito coisas tipo "Estou em Paris agora, está sendo ótimo", "Vão assistir o filme", coisas assim. 

Quando você olha para a experiência de fazer este filme, qual é a coisa que você mais lembra, digamos das filmagens ou de trabalhar com Peter?

Eu me lembro de um dia, estávamos na Ilha do Sul - porque sabe, tem a Ilha do Norte e a do Sul - e nós fomos a um vale. Era muito, muito alto e tinha montanhas por todos os lados, não era bem um vale, suponho. E nós fomos de helicóptero até lá, e era tão alto. Esse lugar estava intocado, ninguém nunca tinha estado lá. A água era tão cristalina. Nós na verdade filmamos a cena em que Ray está no gazebo, no lago - você sabe essa cena?

Sim, totalmente. 

Então, fizemos isso lá e achei que era a coisa mais linda que eu já vi. 

Obviamente quando você está fazendo um filme, às vezes uma sequência ou outra são cortadas, ou mudam alguma coisa. Houve alguma cena que você ficou triste por ter ficado de fora?

Estou tentando pensar. Bom, sim, as coisas foram trocadas de lugar, e mudaram um pouco, mas a maioria das minhas coisas, por sorte, continuaram. Então, não, fiquei bem feliz com o que eles deixaram no filme. Acho que deixaram a maior parte das minhas cenas boas, então... 

Você usou algumas roupas datadas, da época. 

Levemente datadas, sim. 

Só levemente. 

Levemente. 

Deixaram você levar alguma das roupas para casa, ou foram coisas que você não quis levar?

Se eu quis levar para casa, mesmo? 

Bom, para uma festa, em algum momento no futuro... 

Bom, todas as calças boca de sino que eu usei tinham sujeira falsa nelas, então eu não queria elas. Mas nós fizemos um desfile de moda e eu pude ficar com um casaco lindo, que tinha "Susie" escrito atrás. Eles levaram tipo uns dois dias para fazer esse negócio, era cheio de miçangas, era lindo. E eu fiquei com alguns vestidos, e coisas assim - a maioria do desfile de moda. E fiquei com a minha pulseira de amuletos também. 

Tá aí uma coisa bem legal. Minha última pergunta: que projeto é esse The Way Back, que eu vi no IMDb? 

Bom, The Way Back tem direção do maravilhoso Peter Weir e é sobre um grupo de homens que escaparam de um gulag [campo de concentração da antiga URSS] em 1941-42. É sobre a luta deles pela sobrevivência, a jornada deles para a liberdade. E no caminho eles conhecem uma jovem polonesa, é aí que eu entro. Bom, é sobre a luta deles, na verdade.

Eu tenho que encerrar com você. Estou ansioso para assistir. E parabéns por este filme,  e espero não ter perguntado todas as perguntas que você já respondeu. 

Você não perguntou! Obrigada! 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.