Capa de Batman por Mikel Janin/DC Comics

Créditos da imagem: DC Comics/Divulgação

CCXP

Notícia

Artists’ Alley da CCXP19 recebe quatro novos quadrinistas

Mikel Janín, Mike McKone, Gerardo Zaffino e David Roman são os novos artistas confirmados para o espaço

A cozinha
31.10.2019
12h00
Atualizada em
06.11.2019
16h39
Atualizada em 06.11.2019 às 16h39

A CCXP tem o maior Artists’ Alley do Hemisfério Sul e, para reforçar o time, o festival acaba de anunciar mais quatro quadrinistas.  Mike Mckone, Mikel Janín, Gerardo Zaffino e David Roman são os novos nomes confirmados para o espaço, que já conta com grandes artistas de destaque no Brasil e no exterior, como Neal Adams e Mike Deodato, entre outros. Em sua 6ª edição, o evento faz parte das celebrações oficiais pelo aniversário de 80 anos do Batman e acontece entre 5 e 8 de dezembro, no São Paulo Expo.

Mikel Janín participa pela primeira vez do festival e chega para celebrar os 80 anos do Homem-Morcego. Vindo da Espanha, Janín deixou sua carreira como arquiteto em 2010 para prosseguir com o trabalho na indústria de quadrinhos. Sob contrato exclusivo com a DC desde 2011, o artista  trabalhou como desenhista, pintor e capista em títulos como Guerra da Trindade, Batman Eternal, Grayson e Liga da Justiça Sombria, entre outros. Mais conhecido por sua longa e impressionante trajetória na revista Batman, que é pontuada pelo histórico casamento de Batman e Mulher Gato na edição 50 da série, ele é o atual desenhista da revista mensal do personagem.

Mike McKone temuma vasta lista de créditos no mundo dos quadrinhos. Nascido na Inglaterra, o primeiro trabalho publicado pelo quadrinista foi para a série da DC Comics, a “Liga da Justiça da América”. Nos anos seguintes, ilustrou quase todos os personagens principais da editora e de sua concorrente, a Marvel, incluindo longos períodos nos títulos “Novos Titãs”, “Espetacular Homem-Aranha” e “Quarteto Fantástico”.  Seus projetos recentes incluem a graphic novel dos “Vingadores: Guerra sem Fim” e “Liga da Justiça Unida".

Nascido em Buenos Aires, na Argentina, Gerardo Zaffino começou a trabalhar em capas para a IDW e depois levou seu estilo único para a Marvel e para a Vertigo. Atualmente, seu trabalho pode ser encontrado nas edições de Conan e nas capas de “Cosmic Ghost Rider”, “King Thor” e muitos outros títulos das principais editoras dos EUA.

Encerrando o time de novos convidados está David Roman, desenhista de um dos maiores fenômenos pop da atualidade, “Rick and Morty”. Roman estudou na Espanha e na Itália, onde começou sua carreira profissional como artista de mural e afresco, com ênfase em fotorrealismo. Sendo fã de quadrinhos, era apenas uma questão de tempo até que aplicasse todas as suas habilidades à nona arte. Sua primeira revista publicada foi “Xtreme Champion Tournament”. O artista também criou uma surpreendente capa em couro para o badalado título da Aftershock Comics, "Babyteeth", que foi revelada na San Diego Comic Con 2017. Atualmente, Roman é o responsável pelas capas de “Rick and Morty”, de “Star Wars” e de “Walking Dead”, entre outras. O artista ainda foi contratado pela Cartoon Network para dar vida às artes de Steven Universe Trading Cards.

O anúncio dos novos convidados coincide com a notícia do cancelamento da presença Alex Maleev, John Romita Jr., Keith Giffen e Lee Bermejo, que precisaram cancelar suas participações no festival por motivos pessoais, porém prometeram estar com os fãs brasileiros numa próxima ocasião. 

Outros nomes convidados dessa edição da CCXP19 são: Gal Gadot e Patty Jenkins (Mulher-Maravilha 1984), Ian Glen (Sor Jorah Mormont de Game Of Thrones), Lana Parrilla (Regina de Once Upon a Time), Lesley-Ann Brandt (Mazikeen de Lucifer), Takashi Shimizu (diretor de O Grito) e muitos outros.

A CCXP 2019 acontecerá entre 5 e 8 de dezembro no São Paulo Expo. O terceiro lote de ingressos está à venda no site oficial do evento.