CCXP Worlds: A Journey Of Hope

Créditos da imagem: CCXP/Divulgação

CCXP

Lista

Todd McFarlane, Garth Ennis e mais estarão na CCXP Worlds; veja lista

Além dos criadores de Spawn e The Boys, Emil Ferris, de Minha Coisa Favorita é Monstro, está entre os destaques

Julia Sabbaga
16.10.2020
11h15
Atualizada em
19.10.2020
11h52
Atualizada em 19.10.2020 às 11h52

Os quadrinistas confirmados para a CCXP Worlds: A Journey of Hope foram anunciados hoje (8), na videoconferência que revelou os primeiros detalhes do evento online. Na lista estão nomes como Todd McFarlane (Spawn), Emil Ferris (Minha Coisa Favorita é Monstro), Garth Ennis (The Boys) e Dave Gibbons (Watchmen).

Na edição de 2020, o já tradicional Artist's Alley, um dos espaços mais plurais da CCXP, que reúne quadrinistas do mundo todo, ganhará sua versão digital, o Artist's Valley. Nele, o público poderá participar de workshops, masterclasses, acompanhar entrevistas e batalhas de desenhistas. Também será possível interagir com eles em grupo ou em sessões individuais com hora marcada para tirar dúvidas, mostrar trabalhos ou apenas declarar admiração por seus trabalhos.

Os artistas interessados em se inscrever para este ano poderão enviar suas propostas a partir de 15 de setembro. Confira abaixo a lista completa de quadrinistas que participarão de paineis e entrevistas da CCXP Worlds:

CCXP Worlds: A Journey of Hope, primeira edição 100% digital do maior evento de cultura pop do mundo, acontecerá entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2020. A venda dos ingressos começa em 15 de setembro pelo site www.ccxp.com.br.

Todd McFarlane

Divulgação

Obras principais: Spawn, Homem-Aranha, Hulk

Em sua primeira vez na CCXP, o criador de Spawn, Todd McFarlane participará de paineis (ainda não anunciados) e divulgará o McFarlane Toys, marca de colecionáveis reconhecida mundialmente.

Emil Ferris

Divulgação

Obras principais: Minha Coisa Favorita é Monstro

A escritora, ilustradora e projetista de bonecos Emil Ferris se tornou a quadrinista mais premiada em 2018 por causa de sua primeira graphic novel, Minha Coisa Favorita é Monstro, que levou as principais categorias no Eisner. Ferris faz sua estreia na CCXP este ano.

Dave Gibbons

Divulgação

Obras principais: Watchmen, Kingsman: Serviço Secreto

Dave Gibbons, desenhista e escritor conhecido por Watchmen e Kingsman, também fará sua estreia na CCXP este ano, em meio ao sucesso da adaptação da HBO de Watchmen e em clima de antecipação para o terceiro filme da franquia Kingsman. Ele também já trabalhou em títulos como Dr. Who, Superman, Batman e mais. 

Scott Snyder

Divulgação

Obras principais: Batman, Vampiro Americano, Liga da Justiça

Um dos principais escritores de quadrinhos nos EUA na última década, fortemente ligado ao universo do Batman dentro da DC Comics, Snyder vem novamente para CCXP com seu mais recente trabalho, Dark Nights: Death Metal.

Kevin Eastman

Divulgação

Obras principais: Tartarugas Ninja

O criador de Tartarugas Ninja, Kevin Eastman participará da CCXP pela primeira vez este ano, e estará presente para uma celebração de 30 anos do filme As Tartarugas Ninja, de 1990.

Marcelo D'Salete

Rafael Roncato/Divulgação

Obras principais: Angola Janga, Cumbe

Expoente dos quadrinhos brasileiros, com obras premiadas internacionalmente sobre a população negra do Brasil, Marcelo D'Salete publicou Cumbe em 2014, que explora a resistência negra contra a escravidão no período colonial e Angola Janga em 2017, sobre o Quilombo dos Palmares. A última já tem adaptação norte-americana confirmada para a televisão, ainda sem previsão de estreia.

Andrea 'Casty' Castellan

Divulgação

Obras principais: Mickey, Tio Patinhas

Casty, pseudónimo do italiano Andrea Castellan, é um dos grandes autores atuais das HQs Disney na Itália, principalmente das histórias do Mickey.

Margaux Motin

Divulgação

Obras principais: Placas Tectônicas

Expoente dos quadrinhos franceses, Margaux Motion é autora de diversas graphic novels e histórias em quadrinhos, como J’aurais adoré être ethnologue… e La Théorie de la contorsion. Placas Tectônicas é seu primeiro livro publicado no Brasil.

Trina Robbins

Divulgação

Obras principais: It Ain’t Me, Babe; Wimmen’s Comix, Last Girl Standing

Trina Robbins é uma ativista importante da presença das mulheres nos quadrinhos, e passa pela primeira vez na CCXP celebrando os 50 anos de It Ain't Me, Babe, primeira HQ produzida exclusivamente por mulheres.

Jeff Lemire

Divulgação

Obras principais: Gideon Falls, Black Hammer, Sweet Tooth, Essex County

Escritor mais badalado dos quadrinhos dos EUA no momento, tanto em títulos mainstream quanto em HQs autorais, Jeff Lemire levou o prêmio de Melhor Série Nova no Eisner tanto por Black Hammer, em 2017, quanto por Gideon Falls, em 2019. Sua HQ Sweet Tooth está sendo adaptada para Netflix com produção de Robert Downey Jr..

Gerry Conway

Divulgação

Obras principais: Homem-Aranha, Justiceiro e Batman: The Animated Series

Conhecido pelos fãs como o homem que matou Gwen Stacy, Gerry Conway é co-criador do Justiceiro, Ms. Marvel, Vixen e diversos outros personagens, e marca sua primeira passagem na CCXP.

Garth Ennis

Divulgação

Obras principais: Preacher, The Boys, Justiceiro

Renomado escritor de quadrinhos e criador de The Boys e Preacher, Ennis também vem para a CCXP pela primeira vez, em meio ao sucesso estrondoso da adaptação de The Boys pelo Prime Video.

Jill Thompson

Divulgação

Obras principais: Sandman, Mulher Maravilha, Scary Godmother, Beasts of Burden

Ganhadora de diversos prêmios Eisner, Thompson é uma das quadrinistas mais famosas do mundo, e conquistou uma visibilidade importante com aclamados trabalhos em Mulher-Maravilh, Monstro do Pântano e Orquídea Negra. A desenhista trabalhou também na multipremiada série The Sandman, de Neil Gaiman, no arco "Vidas Breves".

Leandro Fernandez

Divulgação

Obras principais: Vingadores, The Old Guard, Queen & Country, Justiceiro, Far South 

Co-criador de The Old Guard, que foi recentemente adaptadada para a Netflix em um filme com Charlize Theron, Fernandez é um artista argentino que já colaborou com Marvel e DC em personagens como Hulk, Deadpool, Novos Mutantes e mais. Fernandez é também um dos principais colaboradores de Garth Ennis em Justiceiro. 

Fabien Toulmé

Chloe-Vollmer-Lo/Divulgação

Obras principais: Não Era Você Que Eu Esperava, Duas Vidas, A Odisséia de Hakim

Fabien Toulmé fez sua estreia em graphic novels em 2014, com Não Era Você Que Eu Esperava. Em A Odisseia de Hakim, seu trabalho mais recente, apresenta, em três volumes, a história real de um jovem sírio que vislumbrou a face mais sombria da humanidade e teve de enfrentar duras provações em sua luta pela sobrevivência e por uma vida digna.

Marcello Quintanilha

Divulgação

Obras principais: Tungstênio, Talco de Vidro, Hinário Nacional

Expoente dos quadrinhos brasileiros, premiado aqui e no exterior, Quintanilha é autor de Sábado dos Meus Amores, Tungstênio (que levou prêmios Fauve Polar Angoulême e Rudolph Dirks Award), Talco de Vidro (prêmio Splash Sagunt), Hinário Nacional (prêmio Jabuti), Todos os Santos e Luzes de Niterói, entre outros. 

Chloé Cruchaudet

Chloé Cruchaudet estará na CCXP Worlds
Pierre Duffour/AFP

Obras principais: Degenerado e Groenland Manhattan

A escritora, artista e colorista Chloé Cruchaudet ganhou destaque com o lançamento de Groenland Manhattan, graphic novel vencedora do prêmio René Goscinny no Festival de Angouleme - principal premiação de quadrinhos da Europa - em 2008. Seu estilo único ganhou destaque também em Degenerado, publicação que chegará ao Brasil pela editora Nemo.

Tom King

Obras principais: Batman, Visão, Senhor Milagre

Tom King é um dos mais celebrados roteiristas da nova geração. Ex-funcionário da CIA, o autor despontou com a HQ Xerife da Babilônia, não por acaso ambientada na Guerra do Iraque. O autor fez bonito também nos quadrinhos de super-heróis, escrevendo grandes histórias como Visão para a Marvel e trabalhando em diversos títulos para a DC Comics, para quem escreveu Batman, Senhor Milagre, Grayson e mais.

Jeff Smith

Obras principais: Bone e Shazam e a Sociedade dos Monstros

Roteirista e artista, Jeff Smith é conhecido como o criador de Bone, premiada HQ reconhecida como uma das maiores histórias de fantasia que figura na lista de Dez Melhores Graphic Novels de todos os tempos da revista Time. Vencedor de diversos Prêmios Eisner e Harvey, Smith é autor de Shazam e a Sociedade dos Monstros, quadrinho em que traz o estilo consagrado em Bone para o Universo DC.

Bill Sienkiewicz

Divulgação/Marvel Comics

Obras principais: Novos Mutantes, Electra Assassina

O ilustrador Bill Sienkiewicz é reconhecido por seus trabalhos em Novos Mutantes, Electra Assassina, Sandman: Noites Sem Fim e pôsteres de divulgação de filmes como O Cavaleiro das TrevasO Grinch. Sienkiewicz já venceu o Eisner Award de 2004, além de duas indicações ao Emmy por seu trabalho em Onde Está Carmen Sandiego?

Matt Fraction

Matt Fraction, roteirista de Gavião Arqueiro
Divulgação

Obras principais: Gavião Arqueiro, Casanova, Sex Criminals

Matt Fraction, roteirista multipremiado de obras como Casanova, Sex Criminals e pela série do Gavião Arqueiro, tem participação confirmada na CCXP Worlds. Em sua primeira vez no evento, o quadrinista fará parte do Artists' Valley, versão digital do tradicional Artists's Alley, e também será entrevistado durante o evento.

O trabalho de Fraction em Gavião Arqueiro, série da Marvel Comics publicada entre 2012 e 2015, é tão influente que serve como base para o seriado do personagem no Disney+, que fará parte do MCU e introduzirá a arqueira Kate Bishop.

Kelly Sue DeConnick

Kelly Sue DeConnick, quadrinista confirmada na CCXP Worlds
Divulgação

Obras principais: Capitã Marvel, Aquaman, Bitch Planet

Destaque nas HQs norte-americanas, Kelly Sue DeConnick é conhecida por ter roteirizado quadrinhos da Capitã Marvel para a Marvel, e também trabalhos originais, como Bitch Planet. Em sua primeira participação no evento, a autora será entrevistada durante a CCXP Worlds.

Chip Kidd

Chip Kidd, designer confirmado na CCXP Worlds
Divulgação

Obras principais: capa de Jurassic Park, Batman: O Cavaleiro das Trevas 2; design de Mythology: The DC Comics Art of Alex Ross

Chip Kidd é referência do design gráfico no mundo dos quadrinhos. Também participando de sua primeira CCXP, ele é conhecido por ter feito o design das capas de livros como Jurassic Park, e HQs como Batman: O Cavaleiro das Trevas 2 e de Mythology: The DC Comics Art of Alex Ross. Kidd atua também como roteirista, tendo escrito Batman: Death by Design. Chip Kidd fará um painel no evento digital mediado por Bruno Porto, designer, doutorando e especialista em quadrinhos.

Sara Pichelli

Marvel Comics/Reprodução

Obras principais: Miles Morales 

Pichelli é uma das quadrinistas da Marvel Comics desde 2008, editora para a qual desenhou títulos como X-Men, Os Eternos e Homem-Aranha’ Seu último trabalho foi uma minissérie do Homem-Aranha coescrita pelo diretor de cinema JJ Abrams.

Fido Nesti

Renato Parada

Obras principais: 1984 e ilustrações na Folha e New Yorker.

Ilustrador brasileiro há mais de trinta anos, seus desenhos podem ser vistos no jornal
Folha de São Paulo e na revista New Yoker. Sua participação no festival é uma parceria
com a editora Quadrinhos na Cia e o artista vai falar sobre o seu novo lançamento, a
HQ 1984, baseada no livro escrito por George Orwell, em 1949.

J.M. DeMatteis

Obras principais: A Última caçada de Kraven, Constantine, Moonshadow

Toteirista de quadrinhos, animações e séries de TV, DeMatteis escreveu A Última caçada de Kraven, uma das mais celebradas obras do Homem-Aranha e de uma aclamada fase da Liga da Justiça. Para a televisão, escreveu episódios das séries de ficção-científica Earth: Final Conflict e Além da imaginação, assim como assinou roteiros dos desenhos Scooby-DooThunderCatsLiga da Justiça sem Limites, entre outros. Seus trabalhos mais recentes são nos roteiros das animações Batman: Bad Blood, Liga da Justiça Sombria e Constantine. DeMatteis também é autor do clássico Moonshadow, que assina com Jon J Muth.

Jon J Muth

Divulgação
Gordon Thrice

Obras principais: Sandman, The Mystery Play, Moonshadow

Jon J Muth é responsável por outros grandes trabalhos como a ilustração do arco "Despertar", de Sandman, escrita por Neil Gailman, Wolverine & Destrutor: Fusão (com Kent Williams) e Novos Mutantes’. O artista foi vencedor do Eisner por seu trabalho em The Mystery Play, escrito por Grant Morrison.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.