The Beatles | O que esperar do relançamento de 50 anos do Álbum Branco

Créditos da imagem: Universal Music Group/Divulgação

Música

Artigo

The Beatles | O que esperar do relançamento de 50 anos do Álbum Branco

Para fãs do álbum de 1968, nova edição é uma oportunidade para se aprofundar na mente dos Beatles

06.11.2018, às 13H49.

1968 foi um ano emblemático para a música. Os primeiros efeitos do verão do amor de 1967, que durariam anos, vieram logo no ano seguinte, em forma de álbuns inesquecíveis dos Beatles, Rolling Stones, Aretha Franklin, The Zombies, The Kinks, Simon & Garfunkel e mais uma dezena de nomes que marcaram o rock. Por isso, 2018 é um ano marcado por belos relançamentos especiais de 50 anos, como o antecipado box especial White Album, com lançamento marcado para o próximo dia 9.

Para o quarteto de Liverpool, que no ano anterior havia revolucionado a música com Sgt. Pepper's Lonely Heart's Club Band, 1968 significou uma nova ruptura, representada perfeitamente pela diversidade sonora de seu álbum auto-intitulado, mais tarde conhecido como o White Album, ou o Álbum Branco, resultado de uma viagem à Índia e meditações transcendentais. Para muitos, o brilho do disco é a maior transparência da individualidade dos Beatles em sua discografia. O grupo já havia mais que provado seu talento e demonstrado uma genialidade conjunta, mas foi em 1968 que ficou claro o que vinha de cada um deles. Este componente do White Album é, no entanto, ambígua; parte das individualidades que marcaram o disco vem de um conflito interno que viria a causar o término da banda. Mas ao mesmo tempo, perceber as nuances sonoras de cada um dos membros era um consolo de que os quatro tinha uma personalidade e um talento únicos, refletidos perfeitamente em faixas como "Happiness Is a Warm Gun" (Lennon) "I Will" (McCartney), "While My Guitar Gently Weeps" (Harrison) e "Don't Pass Me By" (Starr).

O relançamento do Álbum Branco traz não apenas as faixas remasterizadas e mixagens alternativas como disponibiliza oficialmente os áudios das demos do disco, gravadas acusticamente no estúdio de George Harrison, conhecidas como as demo Esher, incluindo faixas inéditas que acabaram ficando de fora do disco. As versões trazem toda uma outra imaginação das faixas, e retiradas das fitas originais, são uma oportunidade de se aprofundar nas mentes dos Beatles. Cheias de diálogos, erros e improvisações, as faixas Esher e as versões alternativas são imperdíveis, ainda mais para quem é fã do toque de caos do Álbum Branco.

Algumas faixas já foram disponibilizadas em suas três versões, na nova mixagem, a versão alternativa, e a demo Esher. “Glass Onion”, “While My Guitar Gently Weeps e “Back in the U.S.S.R” já serviram para dar um gosto do que virá no dia 9. Confira:

Em audição na Universal Music, foram revelados alguns dos grandes momentos da edição de 50 anos que saltaram ao ouvido: a versão de "Ob-La-Di, Ob-La-Da" das demos Esher, leva o ouvinte para dentro do estúdio enquanto os músicos conversam, a inédita "Child Of Nature" revela a origem de "Jealous Guy", de John Lennon ou "Good Night", que é disponibilizada em uma versão tão pouco produzida que traz uma outra delicadeza à canção. A nova edição é uma outra experiência completamente diferente de ouvir o Álbum Branco. Ainda enfatizando os brilhos de cada um e mergulhando nas diversas sonoridades, a edição de aniversário permite ao fã de Beatles uma experiência que se assemelha a acompanhar os Beatles nas gravações, enquanto cada uma das músicas era esculpida para o que foi lançado em 68. 

A versão será lançada em diversos formatos: 7 discos em uma caixa deluxe, 3 cds, 4 vinis e 2 LPs em versão padrão, além de digitalmente. O lançamento acontece em 9 de novembro.  

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.