HQ/Livros

Notícia

Sheldon Moldoff | Morre artista co-criador de Batgirl, Batcão, Bat-Mirim e Hera Venenosa

Artista desenhou muito Batman e várias capas clássicas

Érico Assis
05.03.2012, às 12H03
ATUALIZADA EM 29.06.2018, ÀS 02H31
ATUALIZADA EM 29.06.2018, ÀS 02H31

Sheldon Moldoff, um dos poucos remanescentes da Era de Ouro dos quadrinhos norte-americanos (final dos anos 30 até início dos 50), faleceu na última quarta-feira, dia 29, devido a insuficiência renal. Ele tinha 91 anos.

Sheldon Moldoff

None

Sheldon Moldoff

None

Moldoff esteve diretamente envolvido nos primeiros anos da DC Comics: desenhou uma página de Action Comics #1, as capas de Flash Comics #1 (primeira aparição do Flash) e All-American Comics #16 (primeira aparição do Lanterna Verde). Também trabalhou por anos nas histórias do Gavião Negro e, apesar de não ter o crédito devido, em Batman.

A falta de crédito, como explica o historiador dos quadrinhos Mark Evanier, em obituário, deve-se à astúcia do criador de Batman, Bob Kane. Desde a criação do homem-morcego até 1967, Kane assinou centenas de histórias do personagem que na verdade eram desenhadas por artistas da DC - o que fazia parte de seu contrato com a editora - ou por assistentes em seu estúdio, como Jerry Robinson, Moldoff e outros - e a DC fingia que não sabia.

Assim, de 1953 a 1967, centenas de páginas e capas assinadas por Kane podem ser creditadas a Moldoff. Mas hoje se dá o devido crédito a Moldoff na co-criação da Batgirl (a original, Betty Kane, que se grafava "Bat-Girl"), do duende Bat-Mirim e Ace O Bat-Cão, todos com Kane, e da vilã Hera Venenosa, esta com o roteirista Robert Kanigher.

Em 67, Moldoff foi dispensado pela DC. Seguiu carreira na animação, fazendo storyboards para O Gato Corajoso e o Rato Minuto, série criada pelo próprio Bob Kane. Ainda trabalhou com quadrinhos promocionais e ilustração comercial antes de se aposentar. Ganhou dois prêmios durante a carreira: o Inkpot Award, em 1991, e o Xanadu Award, em 1997.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.