HQ/Livros

Notícia

Sheldon Moldoff | Morre artista co-criador de Batgirl, Batcão, Bat-Mirim e Hera Venenosa

Artista desenhou muito Batman e várias capas clássicas

Érico Assis
05.03.2012
12h03
Atualizada em
29.06.2018
02h31
Atualizada em 29.06.2018 às 02h31

Sheldon Moldoff, um dos poucos remanescentes da Era de Ouro dos quadrinhos norte-americanos (final dos anos 30 até início dos 50), faleceu na última quarta-feira, dia 29, devido a insuficiência renal. Ele tinha 91 anos.

Sheldon Moldoff

None

Sheldon Moldoff

None

Moldoff esteve diretamente envolvido nos primeiros anos da DC Comics: desenhou uma página de Action Comics #1, as capas de Flash Comics #1 (primeira aparição do Flash) e All-American Comics #16 (primeira aparição do Lanterna Verde). Também trabalhou por anos nas histórias do Gavião Negro e, apesar de não ter o crédito devido, em Batman.

A falta de crédito, como explica o historiador dos quadrinhos Mark Evanier, em obituário, deve-se à astúcia do criador de Batman, Bob Kane. Desde a criação do homem-morcego até 1967, Kane assinou centenas de histórias do personagem que na verdade eram desenhadas por artistas da DC - o que fazia parte de seu contrato com a editora - ou por assistentes em seu estúdio, como Jerry Robinson, Moldoff e outros - e a DC fingia que não sabia.

Assim, de 1953 a 1967, centenas de páginas e capas assinadas por Kane podem ser creditadas a Moldoff. Mas hoje se dá o devido crédito a Moldoff na co-criação da Batgirl (a original, Betty Kane, que se grafava "Bat-Girl"), do duende Bat-Mirim e Ace O Bat-Cão, todos com Kane, e da vilã Hera Venenosa, esta com o roteirista Robert Kanigher.

Em 67, Moldoff foi dispensado pela DC. Seguiu carreira na animação, fazendo storyboards para O Gato Corajoso e o Rato Minuto, série criada pelo próprio Bob Kane. Ainda trabalhou com quadrinhos promocionais e ilustração comercial antes de se aposentar. Ganhou dois prêmios durante a carreira: o Inkpot Award, em 1991, e o Xanadu Award, em 1997.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.