Hartley Sawyer em The Flash/CW

Créditos da imagem: CW/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Como Ralph Dibny, o Homem Elástico, está salvando The Flash

Herói interpretado por Hartley Sawyer adiciona humor e charme ao melodrama da série da CW

Nicolaos Garófalo
05.05.2020
18h58

Introduzido na quarta temporada como um investigador particular fracassado, Ralph Dibny demorou para conquistar os fãs de The Flash. Interpretado por Hartley Sawyer, o detetive era medroso, rude e nas poucas vezes que entrou em ação, atrapalhou os planos da Equipe Flash. Quase três anos depois de sua estreia, no entanto, o Homem Elástico do Arrowverse evoluiu não só como herói, mas também como personagem e é hoje uma das figuras mais queridas da série.

A evolução de Ralph começou no fim do quarto ano, quando ele e Barry (Grant Gustin) enfrentaram o Pensador (Neil Sandilands). Embora a batalha final contra o principal vilão da temporada fosse o grande foco do episódio, a personalidade do Homem Elástico foi devidamente aprofundada pela primeira vez e Sawyer teve a grande chance de brilhar na pele do herói. A partir da quinta temporada, quando o ator entrou para o elenco fixo da série, Ralph passou a ter mais destaque, tornando-se um grande amigo de Caitlin e um apoio emocional para Barry.

Mesmo servindo basicamente como um alívio cômico em seus primeiros dois anos em The Flash, a importância de ter Ralph em cena se tornou aparente na sexta temporada, atualmente em exibição. Em um ano irregular, é inegável que o herói é uma das poucas coisas que realmente funcionaram nos últimos episódios da série, que está mais melodramática do que o normal. Diferente de Barry ou Cisco (Carlos Valdes), Ralph se mantém otimista e leve e, seja parodiando 007 ou flertando com Sue Dearbon (Natalie Dreyfuss), traz um charme autorreferente que a série perdeu nas últimas temporadas.

Ainda que a primeira metade da temporada tenha focado em Iris (Candice Patton) e nos eventos do crossover Crise Nas Infinitas Terras, os melhores episódios exibidos entre 2019 e 2020 traziam, sem exceção, o Homem Elástico como peça central da trama. Sua relação com Caitlin/Nevasca se tornou uma das mais divertidas de The Flash e seu arco mais recente, o jogo de gato e rato com Sue, trouxe uma mudança bem-vinda à cansativa fórmula de vilão da semana. Graças ao carisma de Sawyer e do personagem que interpreta, os roteiristas da série se sentem mais à vontade para criar tramas divertidamente absurdas que usam de maneira inteligente o humor inocente de Ralph e sua maneira cômica de ver o mundo.

Enquanto a série apela cada vez mais para o melodrama para dar sequência às suas tramas, Ralph se tornou a ponte entre The Flash e suas origens nos quadrinhos da DC. Seu senso de humor apoiado em trocadilhos e metáforas que mais parecem piadas de “tiozão” relembram o período de inocência da Era de Prata das HQs e devolvem a leveza e a cor que conquistou tantos fãs quando a produção foi ao ar pela primeira vez.

As sequências de ação, um dos grandes pilares de qualquer série de super-herói, também têm se beneficiado da presença do Homem Elástico. Desde que chegou a The Flash, o herói já foi utilizado como trampolim, paraquedas, condutor elétrico, estilingue e o que mais desse na cabeça dos roteiristas. Ao contrário da velocidade de Barry, cuja representação na tela é limitada a efeitos visuais de eletricidade ou slow-motion, a elasticidade de Ralph tem sido explorada de maneira divertida e, em muitos casos, surpreendente durante as lutas da Equipe Flash contra os meta-humanos.

Embora não afete a trama principal da série, que segue focada em Barry, a presença de Ralph tem garantido pelo menos o mínimo de diversão esperada pelo público. Um dos personagens que mais cresceu desde sua primeira aparição, o Homem Elástico se tornou um dos favoritos dos fãs e principal arma de The Flash contra o marasmo que assombra a sexta temporada.