Há aproximadamente 15 anos, a TV e o streaming começaram a descobrir um novo filão teledramatúrgico, que logo se transformaria em mania mundial: as novelas turcas.
Geralmente concebidas em seu país natal no formato de séries, com exibições semanais e divisão em temporadas, estas obras passaram a ser reeditadas como folhetins diários para o mercado latino, em busca de maior aceitação internacional.
No Brasil, esse filão chegou em 2016, através da Band, que importou para cá o fenômeno Mil e Uma Noites. A resposta foi tão positiva que animou a emissora exibir outros títulos do gênero na sequência.
Posteriormente, foi a vez de a Record e até a Globo se renderem aos dramas euro-asiáticos, através do streaming Globoplay e do canal pago Viva (hoje rebatizado de Globoplay Novelas).
Se você também é fã dessas histórias que enchem os olhos (e os corações) de milhares de espectadores em todo o mundo, o Omelete separou dez títulos imperdíveis que estão disponíveis hoje na plataforma on demand do Grupo Globo. Confira:
Dolunay
A trama, de apenas 81 capítulos, gira em torno do encontro entre Ferit (Can Yaman), um empresário tão rico quanto ranzinza, e Nazli (Özge Gürel), estudante de gastronomia que trabalha como chef particular do milionário.
Os dois não se dão nada bem, porém, precisam fingir um relacionamento amoroso depois que o pequeno Bulut (Alihan Türkdemir), sobrinho de Ferit, perde os pais, e o ricaço se vê obrigado a batalhar por sua custódia contra uma parente mal-intencionada. Nem é preciso dizer que esse “acordo de negócios” vai acabar em romance.
Hercai: Amor e Vingança
Dramalhão de primeira, com todos os elementos do folhetim clássico. Ainda está em publicação pelo Globoplay, com somente 194 dos seus 256 capítulos disponíveis por ora.
O protagonista, Miran (Akin Akinözü), é orientado por sua avó Azize (Ayda Aksel) a seduzir a jovem Reyyan (Ebru Sahin), como parte de um plano de vingança contra a família dela, supostamente culpada pelo assassinato dos pais do rapaz.
Uma paixão profunda de Miran por Reyyan, entretanto, surge em meio à execução dessa tramoia, podendo colocar tudo a perder – ou a ganhar.
A Sonhadora
Também protagonizada pelo astro turco Can Yaman, conta a história de uma jovem aspirante a escritora, Sanem (Demet Özdemir), que é obrigada pelos pais a escolher entre um casamento arranjado com o vizinho e um emprego na famosa agência de publicidade onde sua irmã, Leyla (Öznur Serçeler), trabalha como assistente executiva.
Lá, Sanem passa a desenvolver uma relação de amor e ódio com Can Divit (Yaman), filho do dono da agência e rival do próprio irmão, Emre (Birand Tunca), pelo controle dos negócios familiares.
Sr. Errado
Cansada de ver sua vida amorosa patinar em relacionamentos tóxicos que não dão em nada, Ezgi (Özge Gürel), recorre ao amigo Özgür (Can Yaman, ele de novo), um conquistador empedernido, para aprender a conquistar o homem de seus sonhos. Nasce aí uma inesperada história de amor.
Ramo: Entre o Amor e o Poder
O tradicional melodrama dá lugar aqui a um enredo quase policial, centralizado na guerra entre facções mafiosas e na luta por sobrevivência no hostil universo do crime.
Membro de uma gangue que vive do contrabando de combustível, Ramo (Murat Yildirim) está cansado da tirania do líder do grupo, Cengiz (Kerem Atabeyoglu), e planeja assassiná-lo para tomar seu lugar. Tudo muda, porém, quando o protagonista se apaixona por Síbel (Esra Bilgiç), filha do bandido.
Mãe
Futura atração do horário nobre da Record, Mãe está completa no Globoplay desde 2023, tendo chegado a figurar por longo tempo entre as atrações mais vistas da plataforma.
Com apenas 85 capítulos, conta a história da professora infantil Zeynep (Cansu Dere), cuja vida muda ao aceitar um emprego temporário numa escola primária e descobrir que uma de suas alunas, Melek (Beren Gökyildiz), sofre abusos da mãe e do padrasto.
Disposta a tudo para proteger a pequena, Zeynep decide raptá-la e fugir com ela, fazendo-a passar por sua filha para mantê-la a salvo – mas sustentar essa vida clandestina será muito mais difícil do que a protagonista pensa.
O Segredo de Feriha
Folhetim já exibido pelo extinto canal Viva, sobre uma jovem (Hazal Kaya) ambiciosa e envergonhada da pobreza em que cresceu.
Ao se apaixonar pelo rico herdeiro Emir Sarrafoglu (Çagatay Ulusoy), Feriha mente sobre sua condição para se aproximar dele, dando início a um emaranhado de enganos no qual ela pouco a pouco se verá presa.
Terra Amarga
Trama de época ambientada na década de 1970, sobre um casal – Yilmaz (Ugur Günes) e Züleyha (Hilal Altinbilek) – que troca Istambul pelo interior turco para escapar da polícia, que procura o rapaz por um crime que ele cometeu para salvar a amada.
Dispostos a tudo para se manter ocultos, eles fingem ser irmãos para procurar emprego em uma fazenda imponente e luxuosa, onde Demir (Murat Ünalmis), o filho do proprietário, encanta-se por Züleyha.
O Último Verão
O idealista promotor de Justiça Selim Kara (Ali Atay) põe sua família e seus princípios em risco ao aceitar uma perigosa oferta do mafioso Selçuk Taskin (Arif Piskin): proteger e zelar pelo filho deste, Akgün (Alperen Duymaz), em troca da delação dos demais membros da quadrilha que Taskin costumava liderar.
Marasli: O Protetor
O personagem-título (Burak Deniz) é um ex-soldado que trocou a rotina militar pela vida pacata de dono de livraria. Após salvar, porém, a rica herdeira Mahur (Alina Boz) de um atentado, acaba contratado pelo pai dela como seu guarda-costas, colocando em risco os maiores e mais perigosos segredos da família da moça.