Música

Notícia

Paul McCartney encerra processo contra Sony

Ex-Beatle iniciou batalha judicial para recuperar direito de músicas dos Beatles

04.07.2017, às 13H37.
Atualizada em 05.07.2017, ÀS 18H09

Paul McCartney e Sony/ATV resolveram o imbróglio jurídico referente aos direitos autorais das faixas dos Beatles. Os detalhes acertados para a resolução do processo não foram divulgados pelas partes.

Paul McCartney encerra processo contra Sony

O ex-Beatle pode ter sido auxiliado pela Lei Norte-Americana de Direitos Autorais de 1976 que tem como uma de suas diretrizes a possibilidade de reversão das músicas criadas até 1978 para seus compositores. Porém, para realizar o procedimento, as faixas precisam ter mais de 56 anos e seu criador necessita abrir um processo requerendo os direitos. Essa cláusula possibilita a McCartney exigir as faixas criadas por ele para o 1º disco dos Beatles, lançado em 1964.

Paul McCartney tem uma longa história referente aos direitos das músicas criadas para sua ex-banda. O inglês, na década de 80, comentou com Michael Jackson sobre realizar investimentos em direitos autorais e o rei pop, pouco tempo depois, comprou a ATV Music, detentora das músicas dos Beatles. Posteriormente, o artista realizou um acordo com a Sony que, após a sua morte, comprou a ATV por US$ 70 milhões.

McCartney tem uma série de shows agendados no Brasil em outubro

Leia mais sobre Paul McCartney