Música

Artigo

Jason Mraz faz show em São Paulo e mostra como é ter o público nas mãos

Cantor norte-americano fez apresentação para casais e fãs apaixonados

27.01.2017, às 01H18.
Atualizada em 31.03.2017, ÀS 18H20

Jason Mraz entra no palco acompanhado somente de seu violão e com o característico boné - cobrindo a linha dos olhos -. Apenas com esse aparato, desde o primeiro minuto, o músico tem a plateia nas mãos. E ele parece bem confortável com isso. O início do show, com voz e violão, é perfeito para os casais presentes, sem dúvida mais de 70% da audiência, que canta junto e se abraça.

O público estava conectado com o artista, respondia a qualquer estímulo mínimo, reinava a atenção máxima ao que estava acontecendo no palco e assim foi por todo o show que durou pouco mais de duas horas. Uma boa surpresa foi a apresentação, logo nos primeiros 30 minutos, de uma de suas faixas mais famosas, "Lucky", que mostrou fãs afinados e soltando a voz.  Logo em seguida, o músico partiu para a parte mais vibrante de sua apresentação, quando convida os membros da banda para o palco e o show ganha outro tom, mais intenso. É basicamente uma apresentação nova, com arranjos mais completos o que leva Mraz a não mostrar tudo o que pode fazer com sua voz, detalhe bem diferente do momento em que ele está acompanhado somente por seu violão.

Com praticamente todo seu repertório versando sobre o amor, também é interessante perceber como o músico consegue variar a perspectiva sobre o assunto e como isso mantém a plateia ligada e cantando todo o tempo. Sem dúvida, não é só o tema que mantém todos atentos ao que acontece no palco, mas o músico demonstra que encontrou o nicho certo para trabalhar e entende muito bem como explorar o tema em conjunto com a sua sonoridade suave e praiana.

Outro detalhe que chama a atenção é o comportamento de Mraz que, mesmo com o público nas mãos, interage pouco com a audiência, conta histórias, mas nunca de forma direta. Não faz muita graça no palco, no entanto, a música que toca, parece criar um canal perfeito com os fãs e isso faz com que todos não se importem com a timidez do rapaz. Assim, apesar dessa forma discreta de se portar no show, Mraz responde bem quando "provocado".  Durante a apresentação uma fã lançou um celular para o palco com a informação de que estava fazendo aniversário. O cantor pegou o aparelho e gravou um parabéns especial para ela. Poucos artistas fariam isso de forma tão natural e espontânea.

E claro, com todo esse clima criado pelas músicas de Mraz, partir para o clichê e colocar um telão com o pôr do sol seria ideal para deixar o ambiente ainda mais propício para a forma como ele apresenta suas composições. Assim, fora esse detalhe, os grandes momentos da apresentação ficaram por conta de suas faixas mais famosas, "I'm Yours", na qual ele fez um mash up com "Three Little Birds", e "93 Million Miles". As duas foram cantadas a plenos pulmões pela plateia e também foram responsáveis por 80 % dos celulares fora dos bolsos.

Antes do final do show, Mraz voltou para sua configuração um pouco mais intimista, com algumas interpretações com voz e violão, aproveitando para mostrar outra faixa bem conhecida de sua discografia, "I Won't Give Up", com arranjos e iluminação que emulavam o clima dos antigos acústicos MTV, momento bonito e marcante para todos os fãs presentes.

Por fim, Mraz, que voltou mais solto para o bis, falando algumas palavras em português e até mesmo perguntando se todos "estavam tendo uma noite boa", entende muito bem seu repertório e mesmo com grande parte das suas músicas sendo medianas, consegue entregar algumas criações realmente marcantes que cativam o público e isso faz com que a apresentação seja única, com entrega e conexão do público em praticamente todo o tempo. Sem dúvida, um objetivo a ser buscado por qualquer artista: Ser importante para o público durante o tempo em que está no palco. Agora o músico parte para o restante de sua turnê, com apresentações em Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis.